Sesau alerta sobre a importância do tratamento da hanseníase em alusão a Campanha Nacional
Para buscar atendimento basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde, e com o encaminhamento em mãos agendar sua consulta
A Policlínica Oswaldo Cruz – POC realiza diversos diagnósticos da doença
A hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa que atinge a pele e os nervos periféricos. Em alusão a campanha nacional do Ministério da Saúde – MS para prevenção e tratamento da doença, no mês de julho, a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau ressalta os atendimentos de diagnóstico, tratamento e acompanhamento, fornecidos pela Policlínica Oswaldo Cruz – POC, e destaca a importância da conscientização da população sobre a doença.
A POC disponibiliza diversos serviços diagnósticos, que são: hanseníase em menores de 15 anos, predominantemente neural, recidiva, reinfecção, casos de difícil diagnóstico, reação hansênica de moderada a grave intensidade, esquemas alternativos, e intervenção cirúrgica nas neuropatias compressivas (cirurgias preventivas).
O coordenador do Núcleo de Tratamento da Hanseníase da POC, enfermeiro Wanderlei Ruffato, falou sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
“O tratamento precoce evita deformidades e incapacidades físicas, as quais são responsáveis pela manutenção do estigma e preconceito na hanseníase. O acompanhamento do paciente é importante para garantir o controle da doença, e para que o mesmo possa saber identificar sinais precoces de complicações e assim buscar o tratamento mais rápido nos casos de reações hansênicas. Qualquer forma da doença tem tratamento e cura”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, disse sobre a conscientização da população sobre a doença. “A informação ainda é o meio mais seguro de se proteger da doença, buscar o diagnóstico pode salvar a vida do infectado e das pessoas ao seu redor” , afirmou.
ATENDIMENTO
Para buscar atendimento basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde, e com o encaminhamento em mãos agendar sua consulta. Se o paciente for direcionado para a POC nas situações anteriores listadas, o horário de funcionamento da unidade é das 6h30 às 19 horas, de segunda à sexta.
Agências da Energisa de Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná abrem no próximo sábado (22) para negociação de débitos
Para aproveitar a oportunidade, é importante que o cliente tenha em mãos os seus documentos pessoais (RG e CPF) ao comparecer à agência mais próxima
Prefeitura avança com instalação das lâmpadas de LED
As obras estão acontecendo no bairro Planalto, 1º distrito
Marfrig oferece 30 vagas de emprego para unidade de Chupinguaia
As oportunidades são para refilador, magarefe, auxiliar operacional, mecânico industrial, entre outras funções. Há vagas também para pessoas com deficiência
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook