Sesau capacita equipes de saúde da família para abordagem e tratamento do tabagismo no SUS
Os temas são baseados na atuação de como abordar o tabagista quando ele procura uma unidade de saúde em busca de ajuda
Profissionais são capacitados para atuarem contra o tabagismo
De acordo com dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada pelo Ministério da Saúde em 2011, no estado de Rondônia, 17% da população era fumante. Em 2017 esse número caiu para 8,3%. Dados que refletem de forma positiva o trabalho realizado pelos profissionais imbuídos no processo de conscientização para cessar o hábito de fumar.
O Núcleo de Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) iniciou na quinta-feira (25), com duração de dois dias, o curso de “Qualificação dos Profissionais da Atenção Básica” para 100% das equipes de estratégia de saúde da família do município de Porto Velho para abordagem e tratamento dos tabagismo na atenção primária.
De acordo com Cremilda Queiroz, Coordenadora Estadual do Programa de Controle do Tabagismo, o curso faz parte do programa de implantação de ambiente 100% livre de fumo, através da capacitação dos profissionais, e, também, do tratamento medicamentoso, se preciso for.
“O tratamento é baseado na mudança de comportamento, primeiramente. Quando observamos que ele não consegue mudar este comportamento, após as quatro sessões, então entramos com o medicamento que pode ser, por exemplo, o uso de adesivos para reposição de nicotina”, explicou a coordenadora.
Os temas são baseados na atuação de como abordar o tabagista quando ele procura uma unidade de saúde em busca de ajuda. Essa abordagem não visa apenas a parada do fumo, mas, principalmente, a manutenção da abstinência. Além do desenvolvimento de habilidades para enfrentar as situações facilitadoras da recaída de forma humanizada.
DER inicia processo para contratação de estagiários em diversas áreas acadêmicas
As vagas são destinadas para as áreas acadêmicas de Engenharia Civil; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis; Sistemas de Informação; Direito e Comunicação Social
Moro é um chefe de quadrilha, aponta a OAB
Reação de Felipe Santa Cruz veio na esteira da revelação de que Moro telefonou para autoridades que teriam alvo dos supostos hackers presos pela Polícia Federal
Peregrinos muçulmanos brasileiros são convidados pelo governo da Arábia Saudita para participarem do Hajj
Hajj é um ritual histórico de reflexão que é um dos cinco pilares da religião islâmica, junto ao testemunho, reza, caridade e ramadã.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook