Sessão Solene na Assembleia Legislativa homenageia Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná

Autor da propositura, deputado Aélcio da TV se emociona na solenidade de entrega de Voto de Louvor.

Eranildo Costa Luna - DECOM/ALE/Fotos: José Hilde
Publicada em 29 de março de 2019 às 10:57
Sessão Solene na Assembleia Legislativa homenageia Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná

A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quinta-feira (28), sessão solene para entrega de Voto de Louvor a policiais militares e educadores, pelo trabalho desenvolvido no Colégio Tiradentes II da Polícia Militar, sediado no distrito de Jacy-Paraná, em Porto Velho, atendendo a propositura do deputado estadual Aélcio da TV (PP).

A solenidade foi prestigiada pelo vice-governador, José Jodan (PSL), ao lado de sua esposa, Ângela Jodan; além da capitã PM Erika Ossuci, primeira diretora do Colégio Tiradentes II, do capitão PM Irvison Teixeira, atual diretor da unidade escolar, da coordenadora Regional de Educação da Seduc, Paula Fernanda Benarrosh e do capitão PM Paulo Antunes, também ex-diretor.

"É uma tarde especial hoje. Em nome da sociedade de Rondônia, entregamos hoje esta homenagem, reconhecendo o grande trabalho realizado junto à comunidade de Jacy-Paraná pelo Colégio Tiradentes II, que resgatou aqueles alunos e impulsionou a escola a ter um dos melhores índices do IDEB em Rondônia. Este é, sem dúvida alguma, o trabalho em educação mais bem-sucedido na história de Rondônia", destacou Aélcio.

O deputado disse que "se analisar friamente a situação social caótica em que vivia Jacy-Paraná, não se avaliaria como possível, que a escola chegasse a atingir a maior média do IDEB de Rondônia - 5,2 -, anos depois. Me emociono em falar nisso. Sou formado em economia e só existe uma forma de quebrar o ciclo de pobreza: com a educação. A Coréia do Sul é um exemplo disso, tornando-se em pouco mais de 50 anos, numa potência mundial".

Emocionado, Aélcio afirmou que, em seus mandatos, sempre tem homenageado as escolas. "Mas, essa homenagem me emocionou profundamente, pelos resultados obtidos, pela superação, pela transformação. É sensacional, é uma homenagem mais do que justa e agradeço aos demais deputados que aprovaram a concessão do Voto de Louvor".

O parlamentar contou um pouco de sua história, quando criança numa comunidade de Nova Venécia, interior do Espírito Santo. "Comecei a estudar somente aos oito anos. Andava seis quilômetros diariamente. Eu sei o quanto é difícil para criança de sítio estudar. Desde os 11 anos, fui para a casa dos outros, para poder estudar. Meus pais eram analfabetos, mas se esforçaram muito para que eu estudasse", disse ele, sem conter as lágrimas e sendo bastante aplaudido.

"Só a educação quebra ciclo de pobreza. Essa é uma máxima que devemos cultivar e adotar como prioridade. Eu tenho procurado fazer isso ao longo de meu mandato, seja destinando emendas para as escolas - destinei R$ 3,194 milhões de minhas emendas na educação neste ano - intercedendo junto ao Governo para levar ações", acrescentou. 

Agraciados 

Ossuci, Irvison e Antunes receberam o Voto de Louvor das mãos do deputado Aélcio e do vice-governador Jodan. Também foram agraciados os professores Ilnete do Nascimento, André Menezes, Carlos Barros, Gelsiany Bezerra Passos, Herbert Pereira, Iviliane Silva França, João Batista de Araújo, Joelma de Freitas Oliveira, Joelson de Jesus Araújo, Joselita Ferreira dos Passos, Lourival Ferreira, Marcelo de Miranda, Maria Nelma Nunes, Cacilda Alves, Meirisan Figueira Vaz, Israel de Souza Martins, Paulo Cléber Borges, Roberta Rocha, Soraia Silva Martins, Vanis Rodrigues da Silva, Zelinda Aparecida, Fernanda Regina, Rose Carla dos Reis, Rose Ribeiro.

Ainda foram homenageados o auxiliar de limpeza (amigo voluntário) Antônio Loren dos Reis, a bibliotecária Francilene Matos de Oliveira, a secretária Jane Trigueiro, a supervisora Sirlei Rodrigues e a servidora Sandra Penha. Os militares subtenente PM Neto, o sargento Gomes Valim, o subtenente Eleandro, a sargento Francinete Costa, o sargento Francisco Lopes, o sargento Francisco Gonçalves, o subtenente Jerônimo Menezes, o sargento José Alberto, o subtenente Luiz Pessoa, o subtenente Nelson Ribeiro, o sargento Sebastião Barbosa, o soldado Barbosa, Kauã Gomes recebeu a homenagem em nome de seu pai, o sargento Ronilson Bezerra, completaram a lista de agraciados.

 
Pronunciamentos 

O vice-governador disse que também ficou emocionado com o depoimento do deputado e com a homenagem. "A educação é responsável por transformar a sociedade. Sinceramente, eu gostaria de poder achar um jeito de pagar melhores salários aos professores, que é a profissão que forma todas as demais profissões", relatou.

Ele acrescentou que com baixos salários, os professores precisam ter uma jornada ainda maior, lecionando em mais de uma escola, tendo que abrir mão de sua vida familiar. "Sem demagogia, mas os professores mereciam um salário de, pelo menos, R$ 6 mil. Não sei como isso seria possível, mas nenhum país se desenvolve sem educação de qualidade. E não se faz educação de qualidade, sem professor qualificado e valorizado", observou.

 A capitã Ossuci destacou as conquistas ao longo desses anos. "É muita luta, mas temos que fazer com que as coisas aconteçam. Nós que fazemos a diferença, onde a gente estiver, tendo paixão, dedicação máxima e o resultado é uma consequência. E fazer com emoção, com sentimento, pois sem emoção não tem graça. É com emoção que fazemos as coisas", destacou.

Ela agradeceu também a quem acreditou no projeto desde o início. "Quero agradecer e fazer uma homenagem aos policiais militares que se ombrearam comigo desde o início. "Ninguém iria imaginar que a gente chegaria tão longe. Eu acreditava. O principal ponto foi dar aos alunos autoconfiança, motivá-los. E quando a pessoa está motivada e acredita, ela chega aonde quiser", afirmou.

A militar disse que recebeu a missão, sem a opção de errar no cumprimento de seu dever. "Mas, trabalhamos com amor, com dedicação e o resultado do IDEB veio coroar esse trabalho, que considero sem igual no país. Houve uma transformação e me sinto feliz em ter recebido e cumprido, com o apoio de todos, essa missão tão prazerosa", concluiu. 

A coordenadora de Educação também apontou o conhecimento como a ferramenta de inserção. "Somente a educação de qualidade, com gestor responsável, que se pode superar os desafios. Jacy-Paraná é um exemplo de que, com gestão, pode sim se transformar os rumos educacionais".

"Foi muito prazeroso. Senti uma energia muito boa, uma vibração enorme que nos revigora. Parabéns pelo trabalho de todos e por cuidarem de nossos alunos com carinho, empenho e dedicação", finalizou Aélcio.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Privatização – caminho sem volta

Privatização – caminho sem volta

A venda dessas empresas, além de representar uma enorme economia para o País, injetará bilhões de reais nos cofres públicos, recursos esses que, devidamente aplicados, servirão para minorar as necessidades e agruras da população brasileira.