Presidente Laerte Gomes apresenta projeto de lei que cria Dia do Rondoniense

Parlamentar destaca importância de disseminar conhecimento sobre a história de Rondônia.

Juliana Martins - DECOM/ALE/Foto: José Hilde
Publicada em 28 de março de 2019 às 13:14
Presidente Laerte Gomes apresenta projeto de lei que cria Dia do Rondoniense

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), apresentou projeto de lei que institui no Calendário Oficial do Estado, o Dia do Rondoniense, a ser celebrado no dia 13 de setembro. Nesta data, no ano de 1943, foi criado o Território Federal do Guaporé. Em 1956, passou a ser denominado de Território Federal de Rondônia. 

Entre os objetivos da propositura, o deputado destaca a necessidade de estimular atividades e estudos sobre a história de Rondônia, divulgar e apoiar projetos vocacionados à cultura rondoniense, prestar homenagens aos pioneiros de Rondônia e sensibilizar todos os setores da sociedade, em especial, os imigrantes, para que conheçam os vultos históricos do Estado. 

O presidente relata que, com diversos ciclos de colonização, muitos brasileiros vieram de várias regiões e de outros países. Da exploração da borracha, passando pela construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, e posteriormente, servindo de referencial aos projetos de colonização e integração da Amazônia, Rondônia comporta um expressivo número de imigrantes. 

“Diante desses fatos e também com a chegada de novos moradores com a construção das usinas do Rio Madeira, acreditamos ser necessário registrar e destacar a história de Rondônia”, explica o deputado. 

Ainda de acordo com o presidente, um Estado com tantos imigrantes justifica a necessidade de se render homenagens aos verdadeiros pioneiros, aos rondonienses, a base de tudo que foi edificado e que proporcionou a vida de tantos novos brasileiros. 

“A data de 13 de setembro também representará o resgate de uma data importante, comemorada no passado com grande euforia e patriotismo. Através da implantação dessa data, estaremos prestando, anualmente, nossas homenagens aos rondonienses”, conclui o presidente.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

“Angela Merkel” e o Nazismo

“Angela Merkel” e o Nazismo

O Nazismo e o golpe de Estado dado por Hitler e seus seguidores são coisas tão cruéis e abomináveis que a própria ‘Angela Merkel’ elogiou as ditaduras, mas preferiu se eleger com o voto direto e seguindo todas as regras da democracia. Não quis dar um golpe.