Setembro chega recheado de eventos pra você viajar pelo Brasil!
O Calendário Nacional de Eventos ajuda o turista a encontrar destinos para comemorar, desde a Semana da Pátria, aos festivais e eventos por todo o país.
Alter do Chão, Santarém (PA). Cenário do Sairé 2018, de 20 a 24 de setembro. Crédito: Tiago Silveira
O mês de setembro nem bem começou mas promete muitas opções para quem deseja aliar o turismo aos eventos que acontecem em todo o país. Ao todo são 213 opções, passando por festas religiosas, festivais gastronômicos e festejos culturais. Para quem estiver em São Paulo no próximo final de semana, uma boa pedida é a festa de San Gennaro, no reduto italiano da Mooca, com direito a muita comida e danças tipas italianas. Os festivais de imigrantes e gastronômicos povoam todas as regiões do Brasil, como o 2º Festival da Moqueca Capixaba, na histórica Anchieta, de 6 a 9, e o festival Sabor das Montanhas entre os dias 14 e 16, em Venda Nova do Imigrante, ambos no Espírito Santo.
Esses são alguns dos eventos incluídos no calendário desenvolvido pelo Ministério do Turismo para ajudar o turista a programar suas viagens e para divulgar os destinos com informações coletadas de forma colaborativa. Os amantes de esportes radicais poderão disputar o 6º Desafio de Mountain Bike de Mucugê (BA), na Chapada Diamantina, entre 6 e 9, ou admirar a natureza fazendo cicloturismo, na mesma data, em torno das montanhas do Parque Nacional do Caparaó que pode ser acessado por Minas Gerais ou Espírito Santo.
A Semana da Pátria lidera em número e diversidade de eventos que vão até domingo. O feriadão de 7 de setembro coincide, por exemplo, com a Festa do Sal, em Macau (RN), em uma ilha cercada de dunas e salinas, na costa potiguar, e com as Cavalhadas de Corumbá de Goiás. A cidade histórica do ciclo do ouro no “coração” do Brasil, comemora 288 anos com uma apresentação teatral ambientada no século VIII, que simboliza os combates entre cristãos e muçulmanos. A demonstração de fé chegou ao Brasil com os jesuítas. As cavalhadas ocorrem durante três dias em uma arena de “batalhas” ritmadas com tiros de festim, corridas e galopes. Já Florianópolis (SC) encerra a semana com a Parada do Orgulho LGBT e se consolida como um destino gay friendly.
São Paulo é o maior destino de turismo de eventos do Brasil com feiras e exposições praticamente todos os dias de setembro. Os próprios profissionais do turismo estarão lá reunidos entre os dias 26 e 28, na 46ª Expo ABAV, maior exposição de turismo do Brasil.
A semana de 11 a 16 de setembro será marcada pelo 5º Tapajazz, festival de música instrumental do Tapajós, em Santarém (PA). Ainda na região turística do Baixo Amazonas, a vila de Alter do Chão é um dos locais mais visitados do Pará e realiza o Sairé de 20 a 24. O festival dos botos resgata, conserva e difunde o imaginário amazônico. A capital Belém celebra o artesanato com uma feira mundial, de 7 a 16 de setembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Entre os dias 11 e 23 tem o 25º Porto Alegre em Cena, um dos maiores e mais importantes festivais internacionais de artes cênicas da América do Sul com espetáculos, artistas e companhias do Brasil e do mundo, além de valorizar o teatro local. No mesmo período, os gaúchos comemoram a Semana Farroupilha. É o maior evento da tradição gaúcha. Em praticamente todas as cidades do Rio Grande do Sul tem desfile a cavalo com “prendas” e “peões” usando o traje típico gaúcho, além de churrasco, chimarrão e dança crioula.
As festas que celebram a colheita também ocupam o calendário de setembro, o mês inteiro, como a X Jataí Milho, em Jataí (GO), de 14 a 16, e a Feijão Fest, de 21 a 23, em Fátima (BA). O cultivo do milho e do feijão é a base econômica dos dois municípios. Enquanto um concentra a produção do milho em escala industrial, o outro se caracteriza pela agricultura familiar no semiárido nordestino. Pronto, o que não falta é opção para todos os gostos. Escolha a sua!
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook