Simero manifesta preocupação sobre terceirização da Medicina em Porto Velho

O Simero reafirma seu compromisso com a garantia de serviços médicos de qualidade para seus sindicalizados e para a população de Porto Velho, que merece ter seus direitos assegurados

Assessoria/Simero
Publicada em 17 de maio de 2023 às 17:12
Simero manifesta preocupação sobre terceirização da Medicina em Porto Velho

O Sindicato Médico de Rondônia (Simero) manifesta sua profunda preocupação e objeção em relação ao projeto de terceirização da Medicina apresentado à Câmara de Vereadores de Porto Velho. Reconhecemos a importância de ampliar o acesso à assistência médica e a necessidade de contratar novos profissionais, mas é fundamental abordar as questões que surgem com essa proposta.

O Simero reafirma seu compromisso com a garantia de serviços médicos de qualidade para seus sindicalizados e para a população de Porto Velho, que merece ter seus direitos assegurados. A terceirização da Medicina levanta sérias dúvidas quanto à qualidade do serviço prestado e às garantias oferecidas aos profissionais envolvidos.

Uma das preocupações centrais está relacionada à lisura das Organizações Sociais (OSs) envolvidas nesse modelo de contratação. Escândalos de superfaturamento, corrupção e desrespeito às leis trabalhistas e previdenciárias têm sido amplamente divulgados em todo o Brasil. É importante destacar que, em última instância, o município será responsabilizado por essas demandas, o que poderá prejudicar a gestão adequada dos recursos públicos e a prestação de serviços de saúde de qualidade.

Além disso, a terceirização da Medicina pode comprometer a continuidade do cuidado, a disponibilidade para plantões e a dedicação ao acompanhamento dos pacientes. A falta de vínculo empregatício direto entre o médico terceirizado e a instituição de saúde pode acarretar uma fragilidade na relação médico-paciente, impactando negativamente a confiança e a segurança dos atendimentos.

O sindicato não é contrário à contratação de novos médicos para reforçar o quadro de profissionais da saúde em Porto Velho. No entanto, estamos firmemente contra a possibilidade de um médico terceirizado receber remuneração significativamente maior, às vezes até o dobro ou triplo, em comparação com um médico do quadro.

Diante dessas questões, o Simero defende que a discussão sobre a contratação de médicos em Porto Velho seja pautada pela garantia de serviços médicos de qualidade, pela lisura na contratação das OSs, equidade salarial e pelo respeito aos direitos trabalhistas e previdenciários. É imprescindível que os profissionais contratados recebam condições adequadas de trabalho, respeito aos seus direitos e remuneração justa.

O Simero está empenhado em promover a valorização da Medicina e dos médicos em Rondônia, bem como em assegurar um sistema de saúde eficiente e equitativo para toda a população. Estamos abertos ao diálogo e à busca de soluções que preservem os direitos e a dignidade dos profissionais, ao mesmo tempo em que garantem o acesso adequado e igualitário à saúde para todos os cidadãos.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook