Sinjur comemora expedição de ordem de pagamento para beneficiários do precatório das horas extras

Pedidos de antecipação humanitária deferidos pelo Tribunal seguirão trâmites administrativo e judicial até que seja realizado o depósito na conta dos servidores.

Assessoria
Publicada em 05 de fevereiro de 2019 às 22:57
Sinjur comemora expedição de ordem de pagamento para beneficiários do precatório das horas extras

É realidade a conquista dos trabalhadores do Poder Judiciário que estão entre os primeiros 43 beneficiários do Precatório das Horas Extras a ter a ordem de pagamento expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, conformo andamento do processo administrativo  000111-28.2019.822.0105, que trata dos procedimentos para efetivação desses direitos aqueles servidores que têm mais de 60 anos ou são portadores de doenças graves, os chamados pedidos de antecipação por razão humanitária.

A estimativa é de que, com todos os prazos e procedimentos a serem feitos no âmbito judicial e bancário, em cerca de 15 dias comecem a ser feitos os depósitos dos valores líquidos na conta de cada um dos beneficiários. Esse grupo de 43 trabalhadores estão entre os incidentes 09 e 22 a 26. Cada incidente no processo corresponde a um grupo de beneficiários. Nos incidentes de 01 a 21, o escritório de advocacia atua para enviar a manifestação do substituto processual até o final desta semana, oportunidade a partir da qual o TJRO terá a possibilidade de também proceder os trâmites para expedição de ordem bancária e efetivação dos pagamentos de mais algumas dezenas de beneficiários.

Para a presidente do Sinjur, Gislaine Caldeira, o início breve dos pagamentos dos humanitários nesse processo é uma conquista que deve ser comemorada pela categoria, pois demonstra os resultados do empenho na busca pela solução desse precatório, e a defesa inadiável os direitos dos servidores. “Desde o começo, quando assumimos a gestão sindical, tivemos a preocupação em relação a esse processo, que nos fez atuar com diligência e transparência na condução dessa questão”, afirma a presidente. Segundo ela, apesar das críticas e até acusações de que o processo pararia devido à substituição do escritório de advocacia, o resultado demonstra que sempre se atuou com o interesse do trabalhador a frente de todas as inciativas. “Agora segue a luta pelo pagamento de todos que têm esse direito e vamos conseguir”, alerta Gislaine.

Requerimentos

Aqueles servidores que têm mais de 60 anos ou são portadores de doenças graves devem encaminhar requerimento físico (conforme modelo) para o setor de Precatórios do TJRO, com cópias de documentos pessoais autenticados e, se for o caso, laudos médicos atualizados. Esses pedidos de antecipação humanitária serão analisados pelo Tribunal e caso deferidos, entrarão na ordem cronológica para realização de cálculos e ordem de pagamento. Se tiver qualquer dúvida com relação aos procedimentos para realizar o requerimento, o interessado deve entrar em contato com o Sindicato.

RPV’s

Dentre os beneficiários desse direito, estão os que receberão por meio de Requisições de Pequeno Valor (RPV), cujos valores são inferiores a 10 salários mínimos. Esses devem aguardar a manifestação da assessoria jurídica do Sindicato para orientação e informação sobre os procedimentos que serão empenhados para também agilização no pagamento desses créditos. Os servidores que tem direito a RPV (com valores menores), portanto, devem aguardar a manifestação do Sindicato.

Hora Extra

O precatório das Horas Extras tem origem numa ação judicial que reconheceu que num período entre 2010 e 2012, os trabalhadores do Poder Judiciário trabalharam uma hora a mais que o devido sem o devido intervalo para descanso, gerando o direito ao ressarcimento dessas horas extras não pagas, cujos valores foram inscritos como precatório devido pelo Estado de Rondônia. 

Comentários

  • 1
    image
    Ademir gonzaga 24/11/2019

    Quero parabenizar este sindicato pela suas atenções com os cidadoes com mais de 60 e os portadores de doenças graves,que pena que os nossos representantes nossos aqui da Universidade Federal de Viçosa Minas não tenham estas visões que vocês têm,mas quem sabe com apoio deste sindicato que a doutora Gislaine representa tão bem pelo que li pode me ajudar a mim e muitos outros que estão nas mesmas situações,pois na minha visão deveria haver uma jurisprudência são tantas pessoas que morrem sem ver a cor do seu dinheiro. Boa noite agradeço pela atenção...gostaria de receber orientações como melhor posso vir a proceder neste caso, pois vejo que o apoio deste sindicato poderá me ajudar-te e os demais companheiros...Abraços....

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook