SINTERO apresenta as dificuldades enfrentadas pelas/pelos profissionais do PEI em reunião com MPRO e Seduc
Entre os desafios mencionados pelas/pelos profissionais e pontuado durante a videoconferência com o MP e Seduc
Foto: SINTERO
Após denúncia feita pelo SINTERO, por meio de ofício ao Ministério Público de Rondônia (MPRO), abordando sobre as crescentes irregularidades enfrentadas pelas/pelos profissionais que atuam nas escolas participantes do Programa Ensino Integral (PEI) no estado, aconteceu uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e MPRO. A reunião foi realizada por videoconferência na última quarta-feira (24/01).
A Diretoria Executiva do SINTERO, representada pela Presidência e a Secretaria de Assuntos Educacionais, participaram da reunião e apresentaram as dificuldades que foram listadas pelos profissionais da educação ao MPRO. Essa lista, é o resultado de reuniões feitas pelo SINTERO entre os dias 14 e 21 de junho de 2023.
À época, as/os educadores expressaram as preocupações em relação à falta de adequação na estrutura para o modelo de ensino em tempo integral, também foi destacado que a transição para o PEI ocorreu de maneira abrupta, sem legislação normativa e unificadora.
Entre os desafios mencionados pelas/pelos profissionais e pontuado durante a videoconferência com o MP e Seduc estão :
- falta de capacitação dos professores para um modelo de ensino diferenciado;
- insuficiência de materiais;
- problemas de conectividade;
- sobrecarga de trabalho;
- ausência de supervisores;
- apoio multidisciplinar e,
- deficiências estruturais nas instalações das escolas.
"Essa é a primeira reunião que tivemos com a promotora Luciana Ordi. Explicamos a ela como aconteceu a implementação do PEI em Rondônia e pontuamos as dificuldades que são enfrentadas pelas/pelos profissionais que atuam nesse ensino. Foi apresentado também as ações que já haviam sido implementadas e as que estão para ser implementadas. Houve demonstração por parte do MP em acompanhar o Programa, quanto ao transporte escolar e também sobre a merenda oferecida", explicou a dirigente Judith dos Santos.
Durante a reunião, a representante da Seduc, Edna Carla apresentou alguns pontos, que segundo ela, têm sido cumpridos pela pasta, tais como: a própria aprovação da Lei Complementar N° 1.214/2023 e a implementação dessa lei. Ainda foi destacado por ela que neste ano, haverá o cumprimento de uma agenda com 14 formações.
Durante a reunião, a representante da Seduc, Edna Carla apresentou alguns pontos, que segundo ela, têm sido cumpridos pela pasta, tais como: a própria aprovação da Lei Complementar N° 1.214/2023 e a implementação dessa lei. Ainda foi destacado por ela que neste ano, haverá o cumprimento de uma agenda com 14 formações.
O SINTERO cobrou sobre a gratificação para as/os profissionais durante a reunião.
"Aproveitamos essa reunião para cobrar a gratificação para essas/esses profissionais, o que foi dito pela Seduc é que ainda está sendo trabalhado essa situação e que a responsabilidade é do RH. No SINTERO estamos e estaremos cobrando o pagamento dessa gratificação", afirmou Dioneida Castoldi.
Uma nova reunião para tratar sobre o PEI em Rondônia deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2024.
Ícone trans, Divina Valéria usou arte para assumir identidade feminina
Aos 79 anos, atriz coleciona papéis no teatro, na TV e no cinema
Hoje tem esquenta carnaval no Mercado Cultural
"Mas se você preferir, hoje também, a partir das 12h, vai rolar pagodes e marchinha na nossa tradicional 'Feijoada', com show de Louro Rodrigues e convidados", frisou Sinezio
Pautas Urgentes: valorização e correção de prejuízo são algumas demandas apresentadas pelo SINTERO à Semed em Porto Velho durante reunião
Reunião aconteceu na manhã dessa sexta-feira (26/01)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook