Sintero realiza assembleia virtual para tratar sobre situação dos servidores aposentados e pensionistas
A assembleia reuniu mais de 300 pessoas simultaneamente e teve participação de servidores e servidoras de todo o Estado, assim como de outras localidades, que puderam interagir, tirar dúvidas e buscar esclarecimentos durante a atividade que durou cerca de 4 horas
O Sintero realizou nesta quarta-feira (16/06), assembleia estadual virtual com os trabalhadores e trabalhadoras em educação, através da plataforma zoom, onde foi discutido sobre a situação dos servidores aposentados e pensionistas diante da publicação a Instrução Normativa nº 44, de 20 de abril de 2021, que dispõe sobre os procedimentos para análise dos pedidos de transposição desses profissionais. A assembleia reuniu mais de 300 pessoas simultaneamente e teve participação de servidores e servidoras de todo o Estado, assim como de outras localidades, que puderam interagir, tirar dúvidas e buscar esclarecimentos durante a atividade que durou cerca de 4 horas.
A presidente do Sintero, Lionilda Simão, relembrou que o sindicato é pioneiro na luta pela Transposição no Estado e que graças a articulação e poder de mobilização da entidade foi possível garantir em 2018, que algumas de suas propostas fossem acatadas na Emenda Constitucional nº 817, entre elas, a que contemplava os aposentados e pensionistas dos servidores que fizeram concurso para o mesmo cargo ou cargo equivalente na mesma carreira, desde que não interrompido o vínculo com o Estado de Rondônia. Posteriormente, a MP foi convertida na Lei nº 13.681/2018 e os direitos dos servidores foram devidamente preservados, inclusive foi resolvida a situação dos 326 aposentados que foram excluídos da folha da União por liminar.
Após anos de espera, a Instrução Normativa que finalmente detalha os procedimentos para efetivação da análise e enquadramentos dos aposentados e pensionistas foi publicada. Entretanto, gerou uma série de questionamentos devido ao excesso de exigências impostas. O Sintero, como representante da categoria, iniciou de forma imediata a busca pelo diálogo com a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), o Instituto de Previdência dos servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) e a Bancada Federal de Rondônia, no intuito de dar mais celeridade e facilitar o processo, visto que grande parte dos beneficiários não residem na capital.
Em reunião realizada no dia 11/06, com representantes dos órgãos estaduais e de entidades sindicais de Rondônia, o Governo do Estado comprometeu-se em apresentar ao Ministério da Economia e à Comissão Especial dos Ex-Território Federais (CEEXT), a proposta para a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como medida de desburocratização os trâmites da transposição. Caso haja adesão da plataforma, os servidores e servidoras não necessitarão apresentar diversos arquivos, visto que a mesma já comporta tais informações tendo também os processos de aposentadoria desses profissionais. Desta forma, os servidores (as) evitarão gastos desnecessários com a locomoção, cópias e autenticações de documentos. Além de simplificar todo o trâmite.
Durante a reunião, o Sintero garantiu que está buscando providências para dar mais agilidade e segurança ao processo, evitando que a categoria sofra com transtornos em razão de tantas solicitações. O sindicato anunciou que aguardará o posicionamento sobre a proposta de utilização do SEI do Ministério da Economia e da CEEXT até o dia 30/06. Após o prazo, o Sintero emitirá comunicado oficial, orientando a categoria sobre os próximos passos e providências. Por isso, solicitou que todos continuem acompanhando os canais oficiais da entidade que contém informações seguras e atualizadas.
Na oportunidade, o sindicato enfatizou que permanece acompanhando suas ações judiciais relativas a cada especificidades dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, sendo elas: professores (as) denominados “leigos” – escolaridade; servidores contratados entre 16/03/1987 e 31/12/1991; servidores municipais contratados até 22/12/1981; servidores denominados "conveniados"; servidores que tiveram “quebra de vínculo”, entre outras.
O Sintero ressalta ainda que permanece atento a tramitação da PEC 07/2018, de iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (Rede- AP) que tem como relator o senador Marcos Rogério (DEM-RO), que tem como propósito alterar o Art. 31 da EC nº 19/1998, e prevê a inclusão no quadro em extinção da administração pública federal os servidores públicos integrantes da carreira de policial, civil ou militar e de pessoa que haja mantido relação ou vínculo funcional, empregatício e estatutário com a administração pública dos ex-Territórios ou dos Estados do Amapá, de Roraima e de Rondônia, inclusive em suas prefeituras, durante os dez primeiros anos da criação dessas unidades federadas. Ou seja, no caso de Rondônia garante a transposição aos servidores contratados até dezembro de 1991. Atualmente, ela encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.
“Realizamos essa assembleia estadual com intuito de tranquilizar nossa categoria, pois estamos atuando para garantir formas de otimizar o envio da documentação e cumprir com os requisitos da forma mais segura e ágil possível. Pedimos que todos e todas se mantenham vigilantes aos nossos canais oficiais, pois através deles manteremos nossa categoria informada”, disse a presidente do Sintero, Lionilda Simão.
Reforma do postinho de saúde Leonardo Alves deve começar nos próximos dias, veja projeto da Prefeitura
Com estrutura em "conceito aberto", unidade terá investimento de R$ 730 mil da Unesc
Professores municipais são preparados para retorno das aulas presenciais em Porto Velho
Formações são voltadas para supervisores, orientadores escolares, professores do primeiro ano e do ensino para jovens e adultos
Recenseadores são capacitados para levantamento da população em situação de rua
Resultado do levantamento vai subsidiar município nas políticas públicas sociais
Comentários
Transposicao uma novela sem fim
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook