Sistema socioeducativo: profissionais da área buscam alternativas para o enfrentamento da pandemia

Psicólogos e assistentes sociais do Judiciário dialogam com socioeducadores

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 22 de maio de 2020 às 13:29
Sistema socioeducativo: profissionais da área buscam alternativas para o enfrentamento da pandemia

Em um cenário ainda mais restritivo, em razão da pandemia, o sistema socioeducativo de Rondônia enfrenta osbstáculos, mas os profissionais envolvidos buscam alternativas para superá-los. Na tarde de quinta-feira, as equipes profissionais da Vara Infracional e de Execução de Medidas e os profissionais que atuam nas Unidades de Internação e Semiliberdade de Porto Velho reuniram-se por videoconferência para definir estratégias de superação das consequências da Covid-19. Uma delas é a confirmação da doença entre socieducadores, inclusive com caso de internação em UTI.
“Temos utilizado esse espaço para manter a aproximação entre as equipes, possibilitando o acolhimento mútuo nesse tempo em que a dor e o luto individual e coletivo têm se apresentado de forma incisiva em nossas vidas”, explicou a assistente social Fátima Silva.

O canal de comunicação possibilita a escuta e as reflexões geradas a partir deste período de distanciamento social, e, segundo a equipe, aos poucos vai abrindo o leque para novas possibilidades que estão sendo pensadas e construídas de forma conjunta. O objetivo é o fortalecimento das ações voltadas aos adolescentes em cumprimento de medidas privativas e restritivas de liberdade e suas famílias. Como atividades também foram reduzidas para evitar o contágio entre os adolescentes, as famílias não estão podendo visitar aqueles que cumprem medida.

Ainda nessa perspectiva de aproximação e fortalecimento das ações, a equipe da Vara estenderá os encontros a outros atores do sistema socioeducativo, sempre com o apoio do juiz titular da vara, Marcelo Tramontini.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook