Sugestões para melhorar a segurança pública de Rondônia são encaminhadas ao ministro da Justiça

Reunião na terça-feira discutiu ações de segurança.

Texto/Fotos: Alex Nunes
Publicada em 28 de junho de 2017 às 17:24
Sugestões para melhorar a segurança pública de Rondônia são encaminhadas ao ministro da Justiça

A segurança pública, principalmente para os estados amazônicos, tem sido a pauta de reuniões frequentes no Ministério da Justiça. Na terça-feira (27), o ministro recém empossado à pasta, Torquato Jardim, recebeu o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel Lioberto Caetano, e autoridades rondonienses para prosseguir  na implementação de políticas de segurança no Estado.

O secretário da Sesdec destacou que vários convênios podem ser executados por meio do descontingenciamento de recursos e da liberação de projetos custeados por emendas parlamentares. Segundo ele, há aproximadamente R$ 26 milhões prontos para serem aplicados, e que nos projetos apresentados praticamente inexistem pendências. Além disso, Lioberto Caetano confirmou que todos os processos estão tramitando dentro dos prazos estipulados pelo governo federal. O secretário nacional de Segurança Pública, general Carlos Cruz, foi destacado para acompanhar a liberação destes recursos para Rondônia.

O coronel Caetano ainda observou a dificuldade que o Estado de Rondônia possui na hora de encaminhar seu efetivo da polícia militar para a Força Nacional, segundo ele, houve uma mudança na norma em que cada estado envia no mínimo 55 militares. Para Rondônia este número é significativo, mas para são Paulo não representa quase nada. Lioberto falou que esse número é inviável para Rondônia e poderia haver uma compensação para o estado poder mobilizar o contingente.

O presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Ex-Território Federal de Rondônia, Luiz Francisco da Costa e o coronel da reserva Walnir Ferro encaminharam proposta na qual os estados pudessem recontratar os policiais militares da reserva para realizar policiamento ostensivo nos presídios, como uma extensão da Força Nacional, além de atuar no combate à violência nas ruas e rodovias do estado.

O ministro acolheu a todos os pleitos e se comprometeu a responder o mais rápido possível, também esteve presente à reunião, a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook