Supremo começa a julgar validade do imposto sindical

A primeira ação que será julgada trata do fim da contribuição sindical obrigatória.

André Richter – Repórter da Agência Brasil
Publicada em 28 de junho de 2018 às 16:11
Supremo começa a julgar validade do imposto sindical

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar há pouco ações protocoladas por diversos sindicatos de trabalhadores contra alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), feitas pela Lei 13.467/2017, a reforma trabalhista. A primeira ação que será julgada trata do fim da contribuição sindical obrigatória.

As federações sindicais alegam que o fim do imposto sindical obrigatório viola a Constituição, pois inviabiliza suas atividades por extinguir repentinamente a fonte de 80% de suas receitas. Para os sindicatos, o imposto somente poderia ser extinto por meio da aprovação de uma lei complementar, e não uma lei ordinária, como foi aprovada a reforma.

Em parecer enviado ao STF, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deu parecer a favor das alterações. “A supressão da compulsoriedade extinguiu a natureza tributária até então conferida pelo STF à contribuição sindical, ensejando a instituição de uma nova espécie de contribuição que, embora com idêntico título, passou a constituir mera doação patrimonial, que não obriga sequer os associados à entidade sindical”, sustentou a procuradoria.
 

Comentários

  • 1
    image
    Joao roberto 28/06/2018

    O S T F e uma caixa de opiniao de doidos pois a mesma situacao eles votam diferente anos depois, entao se mantiverem este confisco em favor de pessoas de sindicatos e normal pois um ganhador de salario minimo chora este desconto mas os graudos salarios de ministros do STF nao sentira este desconto, pois e penduricalho de todo jeito e ai pode descontar que fica grande igual o resto a receber pelo senhor ministro, fica ai minha observacao.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook