Suspeição e histórico político de Renan Calheiros colocam senador de RO na disputa pela relatoria da 'CPI da Covid'

Na década de 90, tal papel coube ao então senador Amir Lando, na CPI que afetou a gestão do presidente Fernando Collor

Mário Quevedo (Especial para o Extra de Rondônia)
Publicada em 24 de abril de 2021 às 15:04
Suspeição e histórico político de Renan Calheiros colocam senador de RO na disputa pela relatoria da 'CPI da Covid'

Senador Renan Calheiros / Foto: Geraldo Magela (agência senado)

Décadas depois da participação decisiva de um político rondoniense numa pauta extremamente relevante e envolvendo o Chefe do Executivo nacional, mais uma vez um representante do Estado pode se tornar protagonista de momento histórico.

Se na década de 90 do século passado tal papel coube ao então senador Amir Lando, na CPI que afetou a gestão do presidente Fernando Collor, agora  pode ser a vez de Marcos Rogério (DEM), que está firme no páreo que disputa a relatoria da “CPI da Covid”, garantem fontes do Extra de Rondônia.

Apesar de haver medalhões da política nacional querendo a função, com destaque para a pretensão do alagoano Renan Calheiros (MDB), as chances do rondoniense são boas.

Isso porque fica difícil para Renan garantir isenção total sendo pai de um governador   uma vez que as investigações da Comissão devem se estender para os Estados.

Pesa também contra o cacique nordestino o passado complicado, graças ao envolvimento direto em vários episódios nebulosos da política nacional.

Por outro lado, Marcos Rogério goza de prestígio derivado de sua conduta e desempenho em casos de grande impacto, como a relatoria do processo de cassação do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, entre outras ações.

Também não há notícias de envolvimento do senador de Rondônia em escândalos de corrupção, sendo um nome capaz de conciliar as forças em confronto na Comissão.

Contra ele existe apenas o fato de ser considerado como alinhado ao Palácio do Planalto, enquanto a maioria dos componentes da CPI são opositores do presidente.

Como o cargo será disputado no voto, Marcos Rogério precisará mostrar habilidade política para obter o apoio necessário.

Mas, o que deve ser destacado para a classe política local e a população em geral é a participação de Rondônia com destaque na agenda política nacional, em momentos decisivos para o país.

Comentários

  • 1
    image
    Alan Kardec 25/04/2021

    O articulista somente esqueceu que o Cargo de Relator é exclusivo do MDB em razão de possuir a maior bancada do Senado. O Brasil é um país sem memória, ainda me recordo de quando este site eletrônico publicava matérias atacando o Senador por enriquecimento ilícito, compra de avião pagando com cota parlamentar.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Quem pedirá desculpas ao Brasil?

Quem pedirá desculpas ao Brasil?

"O Brasil merece desculpas por todos os que contribuíram para esta catástrofe humanitária que vivemos. Antes de tudo, pela mídia, que foi o agente público do antipetismo, das acusações contra a Dilma e o Lula, sem prova alguma", escreve o sociólogo Emir Sader

A importância da CPI da Pandemia

A importância da CPI da Pandemia

"A CPI da Pandemia é, já de início, uma importante medida sanitária para enfrentamento da crise de saúde pública. Configura-se como uma obrigação do parlamento em fiscalizar o Poder Executivo e acompanhar a implementação das políticas públicas", afirma o senador Randolfe Rodrigues