TCE-RO determina que Estado retire restrições a dados e informações de Sistema Eletrônico
O Estado vinha negando informações sobre gastos em meio à pandemia
Ação do presidente do Cidadania-RO, o advogado Vinicíus Miguel, levou o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia a determinar que o governo estadual retire qualquer restrição de acesso a dados e documentos públicos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Em resposta a Miguel, o conselheiro Francisco Carvalho disse que a Corte “poderá, em ação de controle específica, verificar o atendimento a legislação aplicada”, que determinada a transparência como princípio. O Estado vinha negando informações sobre gastos em meio à pandemia.
Na avaliação do presidente da seção local do Cidadania, trata-se de uma “vitória da transparência”, fundamental para acompanhar os gastos patrocinados pelo Estado com a decretação de Calamidade Pública para enfrentar a Covid-19.
“A sociedade tem direito de acessar as informações de interesse público, como determina a lei, ressalvados os casos onde a legislação vigente autoriza a tramitação sob sigilo”, sustentou. Serão notificados o coronel Delner Freire e Francisco Lopes Netto, respectivamente, superintendente estadual para Resultados (EPR) e controlador-geral do Estado (CGE).
Sete partidos de oposição apresentam pedido de impeachment de Bolsonaro
Três acusações embasam o pedido: apoio a manifestações antidemocráticas, interferência na PF e atuação contrária à saúde pública
Maia avalia que prorrogação de auxílio emergencial é possível, desde que seja indicada origem dos recursos
O presidente da Câmara quer buscar recursos na estrutura de gastos que mal alocados e levar proposta ao governo
Senadores questionam liberação de uso da cloroquina para casos leves de covid-19
Segundo o protocolo de uso divulgado pelo ministério, o médico terá liberdade para receitar a substância
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook