Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional visitam município
Reunião debateu sobre a instalação de um Centro de Tecnologia em Couro
Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) estiveram em Rondônia, na terça-feira (19), para concluir estudos para instalação de um polo calçadista na região Nordeste. A visita ao estado e ao município de Ji-Paraná ocorreu para avaliar a produção regional de couro e derivados.
De acordo com o secretário municipal de Indústria de Ji-Paraná, Comércio e Turismo (Semictur), Volnei Inocêncio, com a criação de polos calçadistas no Nordeste, houve a necessidade de conhecer a produção do couro rondoniense, para fornecer matéria prima nacional às indústrias.
“Também podemos nos tornar um polo calçadista por causa do couro que produzimos aqui. O primeiro passo será instalar um Centro de Tecnologia em Couro, para fornecer mão de obra e um produto de qualidade e certificado”, admitiu Volnei Inocêncio. A iniciativa depende de instituições como o Senai e a iniciativa privada.
De acordo com o secretário, a Semictur já trabalha para atrair empresas do setor calçadista. “Mesmo que não consigamos fabricar, ainda, um calçado, podemos produzir peças para fornecer às indústrias de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais”, exemplificou.
Inocêncio também citou a possibilidade de criação de um “selo verde ou ecológico” para identificar os produtos da região. “Ainda como projeto futuro, os valores arrecadados pela comercialização dos produtos e o selo podem ser revertidos para a recuperação de nascentes e matas ciliares”, previu.
“Em outra frente, as mudas podem ser produzidas pelos povos indígenas de Ji-Paraná para repovoar as nossas florestas. Será um ciclo que se fecha de grande apelo socioambiental”, reconheceu. Os técnicos da MDR, Willy Marques e Gerson Ceschini, visitaram vários municípios da região central rondoniense.
Polícia prende bolsonarista que ameaçou matar Lula, Gleisi e ministros do STF
Prisão de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto foi decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes
ICMC abre inscrições para processos seletivos de doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Inscrições para ambos os editais estão abertas até 19 de agosto
Enquanto a população sofre com a falta de água, as autoridades sorriem na maior cara de pau
A escassez de água na capital tem sido objeto de várias audiências pública, debates, seminários e reuniões, mas não se conseguiu, até hoje, chegar a lugar nenhum
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook