Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional visitam município

Reunião debateu sobre a instalação de um Centro de Tecnologia em Couro

Assessoria/Prefeitura
Publicada em 22 de julho de 2022 às 14:18
Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional visitam município

Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) estiveram em Rondônia, na terça-feira (19), para concluir estudos para instalação de um polo calçadista na região Nordeste. A visita ao estado e ao município de Ji-Paraná ocorreu para avaliar a produção regional de couro e derivados.    

De acordo com o secretário municipal de Indústria de Ji-Paraná, Comércio e Turismo (Semictur), Volnei Inocêncio, com a criação de polos calçadistas no Nordeste, houve a necessidade de conhecer a produção do couro rondoniense, para fornecer matéria prima nacional às indústrias.

“Também podemos nos tornar um polo calçadista por causa do couro que produzimos aqui. O primeiro passo será instalar um Centro de Tecnologia em Couro, para fornecer mão de obra e um produto de qualidade e certificado”, admitiu Volnei Inocêncio. A iniciativa depende de instituições como o Senai e a iniciativa privada.

De acordo com o secretário, a Semictur já trabalha para atrair empresas do setor calçadista. “Mesmo que não consigamos fabricar, ainda, um calçado, podemos produzir peças para fornecer às indústrias de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais”, exemplificou.

Inocêncio também citou a possibilidade de criação de um “selo verde ou ecológico” para identificar os produtos da região. “Ainda como projeto futuro, os valores arrecadados pela comercialização dos produtos e o selo podem ser revertidos para a recuperação de nascentes e matas ciliares”, previu.

“Em outra frente, as mudas podem ser produzidas pelos povos indígenas de Ji-Paraná para repovoar as nossas florestas. Será um ciclo que se fecha de grande apelo socioambiental”, reconheceu. Os técnicos da MDR, Willy Marques e Gerson Ceschini, visitaram vários municípios da região central rondoniense.   

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook