TJRO promove Roda de Conversa sobre acessibilidade e valorização da pessoa com deficiência
O objetivo do núcleo com a ação, foi propiciar um espaço de valorização e escuta
O Tribunal de Justiça de Rondônia por meio do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) realizou esta semana, de forma virtual, a roda de conversa “Valor e ação”, em alusão a Semana Nacional da Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência. O encontro tratou sobre identidade, corpo e auto superação.
O objetivo do núcleo com a ação, foi propiciar um espaço de valorização e escuta. Participaram da ação pessoas com deficiência dos órgãos partícipes do Comitê Interinstitucional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e organizado.
Para o Nages, o preconceito é uma construção social assim como a empatia, e colocando em palcos diferentes as pessoas com deficiência, mudando a perspectiva dos outros sobre o tema.
Núbia Sussuarana, servidora do TJRO que está à frente da iniciativa, pontuou que as conquistas e realizações de pessoas com deficiência, podem inspirar outras pessoas com deficiência a perseguirem seus sonhos e objetivos. “Ouvir, falar, sentir, refletir, mudar, reagir, acalentar, aprender e ensinar... Esses são alguns dos verbos que nortearam nossa roda de conversa. Um pouco de subjetividade não faz nada mal ao nosso pragmatismo”, destacou Núbia.
A roda de conversa foi a primeira iniciativa de duas que estão programadas para a semana. A segunda vai ser a exposição de fotos que acontecerá virtualmente, em layout galeria de fotos disponibilizadas nas páginas eletrônicas das instituições parceiras, que serão usadas em campanhas em combate ao preconceito. As fotos retratam pessoas com deficiência de maneira positiva e empoderadora, e contribui para a mudança de atitudes e redução do estigma associado à deficiência.
Desembargadores Raduan Miguel, Glodner Pauletto e Gilberto Barbosa tomam posse como presidente, vice e corregedor-geral da Justiça de Rondônia
Também tomaram posse para gestão no biênio 2024/2025 o desembargador Alexandre Miguel e o juiz Johnny Clemes, como diretor e vice da Escola da Magistratura de Rondônia
Stand up, churrascada e estreia do Pagode do Sátiro Freitas no 'O Monarka'
Na abertura do evento, terá apresentação da banda Combo da PMRO, e show do Pagode do Ita
Advogada que atuava em Rondônia sem inscrição suplementar é punida com suspensão de 30 dias
A defesa da advogada alegou inicialmente que a inscrição suplementar não seria necessária, pois sua atuação se daria como mera coadjuvante, sem praticar atos processuais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook