Transporte escolar de Ji-Paraná, em Rondônia, é alvo de operação da PF
Investigação apurou fraudes em licitações que totalizam R$ 17 milhões
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (13) a Operação Rapina para investigar desvio de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar, na prefeitura de Ji-Paraná, em Rondônia. As investigações apuraram fraudes em dois processos licitatórios, envolvendo empresas participantes que, em conluio, superfaturaram preços, totalizando mais de R$ 17 milhões.
Segundo a PF, as investigações surgiram inicialmente de um relatório de informação feito pela Controladoria Geral da União (CGU), regional de Rondônia, e de parecer técnico da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão, do Ministério Público Federal, que identificaram uma organização criminosa, formada por empresários, particulares e agentes públicos, especializada em fraudar licitações e contratos da prefeitura de Ji-Paraná, especificamente na Secretaria Municipal de Educação.
Os policiais federais cumprem, desde as primeiras horas de hoje, 52 mandados judiciais nos estados de Rondônia, Pernambuco e do Piauí, sendo 5 de prisão temporária, 3 de prisão preventiva, 30 de busca e apreensão e 14 de sequestro e indisponibilidade de bens. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal no estado.
De acordo com a PF, “um único grupo econômico fraudava sucessivas licitações e mantinha o contrato para o transporte escolar desde o ano de 2012. No certame participavam empresas de fachada e havia sobrepreço das propostas vencedoras”.
Os presos, após serem ouvidos na Delegacia de Polícia Federal em Ji-Paraná, serão conduzidos para presídios estaduais e responderão, perante a Justiça Federal, pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Nota
A prefeitura de Ji-Paraná, por meio de nota, informou que a PF cumpriu mandado de busca e apreensão no Palácio Urupá, sede do executivo municipal. A nota diz ainda que a administração do município “está agindo dentro de suas atribuições institucionais, prestando todas as informações solicitadas e disponibilizando acesso irrestrito a todos os órgãos e departamentos da prefeitura, para que o trabalho da PF ocorra da melhor forma possível”.
Veja a lista de quem recebeu a visita da PF na manhã desta sexta-feira em Ji-Paraná
Também foram cumpridos três Mandados de Prisão, porém os nomes ainda não foram divulgados
Polícia Federal deflagra Operação “Rapina” para combater desvio de recursos públicos na Secretaria Municipal de Educação e Controladoria Geral do Município de Ji-Paraná/RO
A referida Operação está sendo deflagrada nos estados de Rondônia, Pernambuco e Piauí
PRF apreende adolescente de 17 anos com 3 quilos de cocaína
A droga, que estava escondida em fundos falsos de uma bagagem, havia sido adquirida em Cruzeiro do Sul (AC)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook