TRE-RO contabiliza 5790 pedidos de registro de candidatura
Com o fim do prazo para apresentar o registro, tem início desde o último domingo (27), a propaganda eleitoral
Conforme o Calendário Eleitoral, definido pela Resolução TSE nº 23.627/2020, no último sábado (26), foi o último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral, até às 19h (dezenove horas), o requerimento de registro de seus candidatos.
De acordo com a última atualização do Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, em Rondônia foram registrados 5790 pedidos de registros de candidaturas, entre os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. A capital, Porto Velho, teve 625 pedidos, seguida de Ji-Paraná, com 287 registros. Em todo o Brasil, constam aproximadamente 545 mil pedidos de registro no sistema. Alterações nestes números podem ocorrer devido ao tempo de processamento das informações no sistema.
Em todo o estado, as entregas ocorreram dentro do esperado e, os casos presenciais, seguiram todas as regras de distanciamento social e cuidados sanitários.
Acesse o Calendário Eleitoral 2020
1º de outubro
Caso o candidato escolhido em convenção partidária não tenha tido o seu pedido de registro apresentado pelo partido ou coligação, ele tem até o dia 1 º de outubro, observado o prazo de dois dias contados da publicação do edital de candidatos do respectivo partido político ou coligação no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), para solicitar seu registros à Justiça Eleitoral até às 19h, conforme Lei nº 9.504/1997, art. 11, § 4º.
DivulgaCand
Todos os pedidos de registro de candidatura podem ser acessados no Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais. A ferramenta permite consultar as candidaturas por município e cargo, com informações completas relativas à proposta de governo, bens declarados à Justiça Eleitoral, recursos arrecadados, gastos de campanha, situação em eleições anteriores e prestação de contas.
Prazos processuais
A partir de 26 de setembro, cartórios eleitorais e secretarias dos tribunais eleitorais permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriado, mediante plantão. Devido a tal fato, a partir deste dia, os prazos processuais relativos aos feitos das Eleições de 2020 – com exceção dos submetidos ao procedimento do artigo 22 da Lei Complementar nº 64/1990 – não se suspenderão aos sábados, domingos e feriados.
Mural eletrônico
De 26 de setembro até 18 de dezembro de 2020, o mural eletrônico, mensagens instantâneas e mensagens eletrônicas serão utilizados para as comunicações da Justiça Eleitoral em processos de registro de candidatura, em representações, reclamações e direito de resposta e em prestações de contas, observadas as regras específicas das resoluções respectivas.
Plano de mídia
A partir de 26 de setembro também começa a convocação, pelos juízes eleitorais responsáveis pela propaganda, dos partidos políticos e da representação das emissoras de rádio e de televisão para a elaboração, até 7 de outubro de 2020, de plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito a que tenham direito.
Propaganda
A partir de 27 de setembro tem início a propaganda eleitoral na imprensa escrita, rádio e TV, internet e nas vias públicas. Toda propaganda eleitoral deve estar devidamente identificada, contendo o nome do candidato e de seu vice e o nome do partido e da coligação (com a legenda de todos os partidos que a compõem), conforme art. 242 do Código Eleitoral, 6º, §2º e 36, §4º, da Lei 9.504/97.
Prefeitas Lebrinha e Glaucione dividem a mesma cela em quartel da PM
Nesta segunda-feira, segundo o site da Rede Amazônica, as duas e os demais presos tiveram o pedido de liberdade negado pela justiça. Ambas estão afastadas por 120 dias de suas funções
Presidente Laerte Gomes recebe pedido de bloqueteamento para pátio do IAAMO, em Mirante da Serra
Ele vai destinar emenda para atender ao pleito da unidade educacional, que conta com cerca de 150 alunos
Prefeito de Ji-paraná mantém candidatura mesmo preso; presidente da Câmara deve assumir
Município está desde sexta-feira sem prefeito desde que Marcito Pinto (PDT) foi preso pela Polícia Federal
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook