TRE-RO lidera o ranking de acesso à Justiça Eleitoral da Região Norte

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou sobre o alcance dos serviços judiciários no Brasil

Seção de Comunicação Social do TRE-RO Com informações do CNJ
Publicada em 25 de fevereiro de 2021 às 15:02
TRE-RO lidera o ranking de acesso à Justiça Eleitoral da Região Norte

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia obteve o maior índice de acesso à Justiça em seus segmentos da região norte sobre o alcance dos serviços judiciários no Brasil. A constatação é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que divulgou o estudo na última segunda-feira (22).

O Índice de Acesso à Justiça é um levantamento inédito do CNJ, produzido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O estudo se propõe a construir um índice por meio dos 89 tribunais existentes no Brasil, nos cinco segmentos de Justiça, incluindo ainda três tribunais superiores.

Publicidade

Publicidade Energisa

Cada um dos capitais contém diferentes dimensões, sendo o reconhecimento de direitos e deveres, vulnerabilidade e acesso a serviços públicos, as dimensões do Capital Humano (Cidadania); o Capital Humano (População), por sua vez, apresenta uma única dimensão, que engloba o perfil da população e sua dinâmica demográfica; por fim, o padrão de resolução de conflitos, a distribuição e o acesso a serviços públicos e a inovação tecnológica são dimensões do Capital Institucional (Judiciário).

É um índice muito completo, que traz várias dimensões sociais e do Judiciário com intuito de mostrar onde há mais acesso e onde há menos acesso à Justiça. No eixo Cidadania, por exemplo, estão aspectos como analfabetismo, os nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos de idade, o déficit de altura e peso para a idade e os domicílios com água canalizada. No eixo População, leva-se em consideração a proporção de mulheres, de idosos e de cor não branca em relação ao total da população, desigualdade de renda (Coeficiente de Gini) e a taxa de escolarização. E no eixo Judiciário, há o tempo médio da decisão, a taxa de magistrados e de unidades por habitantes e os casos novos de 1º grau por 100 mil habitantes.

De acordo com o relatório, observa-se um padrão nos resultados: os maiores Índices de Acesso à Justiça correspondem aos tribunais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, salvo algumas exceções, a exemplo do TJPA, TJPE, TJCE, TRE/RO, TRE/PE e TRE/TO.

Confira aqui a íntegra do levantamento Índice de Acesso à Justiça (IAJ).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook