Três cursos abrem grade de novembro da Escola do Legislativo

Tradução simultânea em Libras é a grande novidade da escola

Waldir Costa/Assessoria Fotos: Assessoria
Publicada em 05 de novembro de 2019 às 11:04
Três cursos abrem grade de novembro da Escola do Legislativo

O mês de novembro encerra a grade de cursos oferecidos pela Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa (ALE), para 2019. Sete cursos estarão sendo ministrados este mês e três deles iniciaram na última segunda-feira (4) com um deles tendo como novidade a tradução simultânea em Libras. 

Na abertura dos trabalhos do mês, como ocorre rotineiramente, o diretor geral da escola, Fábio Ribeiro esteve falando aos alunos e professores sobre a finalidade da EL, a importância dos cursos e a preocupação dos deputados em investir na qualificação dos servidores públicos. Segundo Fábio, a escola mensalmente oferece aos servidores e a seus familiares, dezenas de cursos visando a qualificação profissional. 

“A escola é uma fonte permanente da ALE na constante busca pela perfeição no serviço público, dentro do projeto de prioridade de atendimento à comunidade e os gabinetes da nossa mesa diretora presidida pelo deputado Laerte Gomes (PSDB) ”, argumentou Fábio Ribeiro. 

A novidade na grade deste mês, segundo Fábio, é a utilização de alunos do curso de Libras, que é dividido em etapas e concluído, após mais de 300 horas/aula em traduzir simultaneamente aos alunos do Curso de Oficina de Fotografia o teor da matéria. São mais de 40 participantes, 20 horas/aula iniciadas na manhã de segunda-feira (4) e conclusão na próxima sexta-feira (8). 

Libras é a segunda língua mais utilizada no Brasil e a tradução simultânea favorece o aluno surdo, que participa dos demais cursos, no caso o de Fotografia. “Além dos ensinamentos do curso em que se inscreveu, o aluno aprimora o que aprendeu durante o período em que participou das aulas de Libras oferecidas pela escola e repassa para os demais alunos”, conclui Fábio Ribeiro. 

Além do curso de Fotografia também foram iniciados na manhã de segunda-feira o curso de Empreendedorismo Comportamental com 50 alunos, carga horária de 20 horas/aula, das 8h às 12h com idade acima de 16 anos, cursando ou ter concluído o ensino médio e encerramento na próxima sexta-feira (8). 

Na parte da tarde (14h às 18h) está sendo ministrado o curso de Desenvolvimento de Competência Direcionada a Qualidade do Serviço Público, 50 alunos, 20 horas/aula, exigência de ensino médio completo e encerrado na sexta-feira. O de Fotografia é no mesmo horário a alunos com idade acima de 14 anos cursando ou concluído o ensino fundamental. 

Os cursos são gratuitos. Na inscrição o aluno é convidado a doar uma lata de leite em pó de 400g para o Banco de Leite mantido pela escola. O leite arrecadado é distribuído de forma equitativa para entidades cadastradas previamente no Banco de Leite da escola que atende crianças acima de um ano e idosos. As aulas são ministradas na sede da escola, na rua Major Amarante, 390, em Porto Velho.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento

Cabe destacar que a todo o momento a Secretaria de Educação está tentando solucionar o problema da melhor forma para que os alunos sejam atendidos o mais rápido possível