Troca de cédula oficial por cédula falsa no momento do voto era comum
Troca de cédula oficial por cédula falsa no momento do voto era comum
A fraude do voto corrente surgiu no final do século XIX, na Tasmânia, na Austrália. Esse tipo de fraude ocorria a partir da subtração, no instante da votação, de uma cédula oficial e a consequente troca por uma cédula falsa, que era depositada na urna. Essa informação consta nas explicações do Glossário Eleitoral, serviço on-line que está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com a cédula verdadeira, fora da seção eleitoral, um indivíduo assinalava o candidato e a entregava a um eleitor. Em seguida, pedia a este que, depois de votar, trouxesse a cédula oficial que recebesse, em branco. O processo se repetia, condicionando, assim, o voto de inúmeras pessoas.
O Glossário
O Glossário Eleitoral Brasileiro contém mais de 300 verbetes jurídicos utilizados pelos operadores do Direito Eleitoral. É fonte de consulta essencial para estudantes, pesquisadoras e pesquisadores, cidadãs e cidadãos que gostam do tema e desejam conhecer melhor a evolução política e eleitoral do país.
As expressões do serviço estão dispostas em ordem alfabética, o que facilita a consulta pelas pessoas interessadas.
Procurador-geral da República testa positivo para covid-19
Assintomático, Aras não participará da abertura do ano legislativo
Petrolão, mensalão, cuecão
E o pior é que ainda tem gente que vai morrer achando que isso é armação de adversário político, sobretudo o mentor e principal benefício do esquema, que insiste em passar a imagem de cidadão honesto, um coitado, amigo dos pobres e pai dos necessitados
Daniel Pereira confirma pré-candidatura ao Senado, mas não descarta governo
“O meu discurso vai ser de apoio ao Lula presidente. Onde tiver eleitor de Lula eu vou reforçar o apoio, e onde tiver de Bolsonaro eu não piso lá. Eu acredito em pesquisa e acredito também que ela pode ser fraudada”. Finalizou
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook