TSE aprova mudanças no estatuto do Partido dos Trabalhadores
Alterações tratam da inclusão de normas de enfrentamento da violência política de gênero e foram debatidas em encontro nacional da legenda
Na sessão administrativa desta quinta-feira (1º), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, pedido de alterações estatutárias do Partido dos Trabalhadores (PT). As principais mudanças no estatuto da legenda tratam da inclusão de normas de enfrentamento da violência política de gênero.
No processo, o PT informou que as alterações, aprovadas em encontro nacional, visam criar regras destinadas a prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher.
Conforme destacou o relator, ministro Benedito Gonçalves, as mudanças foram aprovadas em reunião do diretório nacional, não sendo apresentadas impugnações, e há parecer do Ministério Público Eleitoral pelo deferimento das alterações.
Principais mudanças
O primeiro dispositivo proposto estabelece que constitui dever dos filiados “prevenir, reprimir e combater a violência política de gênero”. Já o texto da segunda alteração incluída conceitua a violência política de gênero, nos exatos termos da Lei no 14.192/2021. De forma complementar, o estatuto passa a prever que “qualquer ação ou omissão que caracterize violência política de gênero” constitui infração ética e disciplinar, sujeitando o filiado às penalidades do artigo 228 do respectivo estatuto.
Processo relacionado: RPP 0000003-16.1981.6.00.0000
Senado aprova MP do Bolsa Família com adicional do auxílio gás
Texto será enviado para será enviado para sanção presidencial
PL da igualdade salarial entre homens e mulheres é aprovado no Senado
Projeto vai para sanção do presidente da República
Luizinho Goebel emite nota de falecimento de Arnaldo Alles, pioneiro de Cerejeiras
Empresário faleceu nesta quarta-feira em Cacoal
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook