Tudo que Você Precisa Saber Sobre Antecipar Parcelas do Financiamento

Na ânsia de acabar de uma vez por todas com o compromisso mensal gerado pelo financiamento e no interesse de não precisar desembolsar todos os juros contidos nas parcelas, muitas pessoas consideram antecipar as parcelas restantes do financiamento

Assessoria
Publicada em 26 de outubro de 2022 às 11:44
Tudo que Você Precisa Saber Sobre Antecipar Parcelas do Financiamento

Você já considerou antecipar as parcelas do financiamento do seu carro ou imóvel, pois já ouviu alguém falar que se abstêm os juros? As dúvidas sobre os benefícios de optar pela antecipação do pagamento é muito recorrente -- já que a operação de financiamento, geralmente, é a solução encontrada para viabilizar a compra com um valor alto.

Na ânsia de acabar de uma vez por todas com o compromisso mensal gerado pelo financiamento e no interesse de não precisar desembolsar todos os juros contidos nas parcelas, muitas pessoas consideram antecipar as parcelas restantes do financiamento. Mas será que essa opção realmente traz vantagens? O advogado Dr. Issei Yuki Júnior explica se isso é ou não um bom negócio.

O que é um financiamento?

É uma antecipação de crédito. Trata-se de um contrato entre quem precisa de dinheiro (pessoa física ou jurídica) e uma instituição financeira capaz de fornecê-lo (bancos e cooperativas). A modalidade é usada para fins específicos, como a compra de um imóvel ou de um veículo.

“Ao adquirir um financiamento, de um veículo, por exemplo, a instituição financeira paga o valor total ao vendedor, e o comprador firma um compromisso financeiro com as parcelas combinadas apenas com a instituição financeira.” aponta Issei.

Há vantagens em antecipar as parcelas do financiamento?

O Dr. Issei Yuki Júnior esclarece que dependendo do contrato firmado, principalmente se for com a tabela SAC, existe grande possibilidade de um abatimento dos juros. A principal vantagem de antecipar as parcelas do financiamento é o desconto que você obtém. Basicamente, quanto menor for o tempo do financiamento, menores serão as suas despesas com as taxas de juros envolvidas nessa operação.

Existem desvantagens em antecipar as parcelas?

As desvantagens surgem quando você tenta dar um passo maior do que as pernas, ou seja, quando você opta pela antecipação das parcelas utilizando um dinheiro que fará falta no seu orçamento doméstico -- gerando outras complicações financeiras.

Antecipar as parcelas do seu financiamento para aproveitar os descontos e gerar uma nova dívida por atraso do pagamento de outro compromisso pode ter um custo muito maior. “Portanto, faça um planejamento detalhado das suas contas antes de solicitar a antecipação das parcelas.” indica Issei Yuki Júnior.

 

Se quitar tudo antes do fim do financiamento, tem mais desconto?

Os juros existentes são mensais, quando adiantadas essas parcelas os juros não serão cobrados. Simplificadamente, quanto mais adiantada a quitação do financiamento, maior será o desconto.

Como funciona a antecipação das parcelas?

Quando você opta por fazer um financiamento, está solicitando um empréstimo para uma instituição financeira. Em contrapartida, por esse empréstimo, será preciso pagar taxas de juros mensais sobre o valor financiado.

São cobradas taxas de juros sobre o valor total concedido. Então, quando você resolve antecipar as parcelas do financiamento, deixa de arcar com esses juros que estão sendo cobrados — uma vez que a quitação ocorrerá antes do prazo previsto.

Quando você opta por antecipar as parcelas do financiamento, deixa de ser necessário o pagamento desses juros -- afinal, você não precisa mais pagar pela totalidade do empréstimo. É por essa razão que você recebe um desconto no momento em que paga o restante das parcelas pendentes de uma só vez.

“Portanto, quitar quatro parcelas de uma só vez faz com que o seu compromisso seja reduzido em quatro meses -- eliminando os juros, que estava embutido nesse período. E para fazer a antecipação dessas parcelas, basta buscar a instituição financeira e realizar a solicitação.” finaliza Issei Yuki Júnior.


Mais sobre Issei Yuki Júnior:
Graduado em Direito pela Universidade São Francisco com especialização em Direito de Família e Sucessões, e mais de 25 anos de experiência como advogado nas áreas de Direito Civil e Processual Civil, Família e Sucessões, Direito Condominial, Direito do Consumidor e Consultoria empresarial e societária, fundador e advogado proprietário do Escritório Yuki Advogados em 2006, atual Yuki Faustino e Teles Sociedade de Advogados.
yukiadvogados

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook