Turismo no Cerrado brasileiro: veja locais imperdíveis

Embora ainda seja menos conhecido em comparação a outras áreas, o centro do país possui lugares lindos e inesquecíveis para conhecer. Veja alguns deles!

Da redação
Publicada em 26 de março de 2021 às 09:03
Turismo no Cerrado brasileiro: veja locais imperdíveis

O Brasil é internacionalmente conhecido pelo território vasto e extremamente biodiverso. O litoral abriga praias paradisíacas, ilhas esplendorosas, como Fernando de Noronha (PE) e Campeche (SC), além de campos, cânions, rios e regiões serranas.

O interior do país também possui belezas incomparáveis, como o Pantanal, a Chapada dos Veadeiros, o Parque Estadual do Jalapão, etc. Esses e outros destinos lindos estão situados no Cerrado, uma região que permanece sendo pouco conhecida para turistas nacionais e estrangeiros.

O Cerrado é o segundo maior ecossistema do país, estando atrás apenas da Amazônia. Entre as principais características, está o clima dividido em períodos secos e úmidos, bacias hidrográficas variadas, vegetação baixa e rasteira, além de fauna e flora muito ricas.

Ele está presente em praticamente todo o estado de Goiás, Tocantins e Maranhão, mas também pode ser visto em parte de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, região central de São Paulo, Piauí e Oeste da Bahia. Por isso, se você quer fazer um passeio inesquecível, confira algumas sugestões no Cerrado para conhecer e se surpreender.

Pantanal

Esta área é a maior planície alagada do mundo, onde se reúnem mais de duas mil espécies de plantas e mais de mil espécies de animais. Além do Brasil,  Pantanal também se estende por parte da Bolívia e do Paraguai.

A parte Norte do Pantanal é ótima para quem gosta de conhecer manifestações culturais, como danças típicas, além de praticar pesca, enquanto a região Sul é mais indicada para quem deseja ter um contato direto com animais e praticar canoagem. A época mais recomendada para visitar essa região é entre os meses de julho e outubro, quando há clima mais seco e temperaturas amenas.

Jalapão

Este local é pouco conhecido por brasileiros, embora possua pontos incríveis. O Parque Estadual do Jalapão situa-se no Leste do Tocantins, misturando piscinas naturais, cerrado e dunas, que nascem a partir da erosão da Serra do Espírito Santo.

Um dos passeios imperdíveis é acompanhar um pôr do sol na Pedra Furada. Além do espetáculo em si, outro fator que capta a atenção dos visitantes é a cor das dunas, que vai se intensificando durante o cair da tarde. Ainda é possível praticar rafting no rio Novo, considerado um dos maiores de água potável do mundo.

O passeio mais típico é uma visita a fervedouros, nascentes que brotam de lençóis freáticos com tanta pressão que permitem aos visitantes flutuar sem esforço. Nos pontos em que a água desponta, é impossível tocar o pé no chão. Alguns fervedouros chegam a ter nada menos que 30 metros de profundidade.

Rio Quente

Esta cidade goiana possui as famosas águas termais com temperatura média de 37,5ºC. Além de piscinas naturais, a região oferece parques aquáticos e boa infraestrutura de hospedagem para pessoas de várias idades.

As águas termais são ótimas para relaxar, trazendo inúmeros benefícios para a saúde, como ativar a circulação sanguínea, aliviar dores reumáticas, renovar a pele, amenizar problemas respiratórios, combater inflamações, repor sais minerais, entre outros.

Bonito

Localizada no Mato Grosso do Sul, esta cidade é uma das referências nacionais quando o assunto é ecoturismo. A região possui cachoeiras e grutas impressionantes, com águas cristalinas e de cores indescritíveis, que vão desde o azul turquesa até o verde água.

Além de lugares de tirar o fôlego e um contato bastante intenso com a natureza, Bonito é ótima para quem gosta de praticar esportes radicais, como rafting e rapel.

O verão é a melhor época do ano para ir para Bonito curtir as cachoeiras. Contudo, capriche no repelente para não ser surpreendido pelos mosquitos. Entre maio e setembro, também é possível visitar a área, pois há menos chuvas.

Alguns pontos bastante recomendados são: a Gruta do Lago Azul, o rio Sucuri, o Parque da Serra da Bodoquena e o Abismo Anhumas, que possui cenários dignos de filmes e só pode ser acessado a partir de uma descida de rapel.

Comentários

  • 1
    image
    Alaor Luvanor 21/01/2023

    Esses lugares já estão manjados. Não tem coisas novas para apresentar?

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook