Turma Recursal julga processos sobre planos de saúde em Rondônia
Em todos os casos levados a julgamento foi reconhecida a ação indevida da empresa operadora do plano de saúde.
A Turma Recursal do Estado de Rondônia, em sessão plenária nº 94, realizada nessa quarta-feira, dia 26 de abril, levou a julgamento processos envolvendo os planos de saúde UNIMED, AMERON e GEAP, sendo reconhecidos direitos os usuários.
As discussões travadas versavam sobre a suspensão unilateral de plano de saúde, cancelamento de convênio realizado pelos sindicatos de categoria profissional em prejuízo do associado, negativa de ressarcimento de valores gastos com tratamento médico e com internação hospitalar de paciente associado ao plano de saúde (autos nº 7029338-83.2015.8.22.0001, 7007328-45.2015.8.22.0001 e 7009420-93.2015.8.22.0001).
Em todos os casos levados a julgamento foi reconhecida a ação indevida da empresa operadora do plano de saúde, sendo determinada a devolução de valores pagos pelo associado/paciente e a condenação da empresa em indenização por danos morais. Após análise e discussão das teses das partes, o voto do Juiz Relator Glodner Luiz Pauletto foi acompanhado pelos juízes Jorge Luiz dos Santos Leal e Enio Salvador Vaz, fazendo surgir novos precedentes sobre o tema.
Os magistrados chamam a atenção para o processo nº 7009420-93.2015.8.22.0001, em que se definiu a legitimidade ativa do associado de Plano de Saúde Coletivo a ingressar com ação individual em face da empresa por haver interesse direto na prestação do serviço, tendo o consumidor direito de questionar essa relação contratual em Juízo, sem necessidade de intervenção do sindicato.
Nessa mesma sessão foram julgados 130 processos de assuntos diversos, com a atuação da promotora de justiça Flávia Shimizu Mazzini nos processos criminais, sendo registrada a presença de vários advogados e estudantes de Direito das faculdades locais.
A Presidência da Turma Recursal informa ao jurisdicionado e interessados em geral que todas as sessões plenárias são abertas ao público. A próxima sessão está agendada para o dia 3 de maio de 2017, a partir das 8 horas, no Fórum da Turma Recursal, Juizados Especiais e Centrais de Conciliação do Estado de Rondônia, localizado na Av. Governador Jorge Teixeira, 2472, São Cristóvão, em Porto Velho.
Assessoria de Comunicação Institucional
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook