UBSs vão realizar atendimento noturno para coleta de preventivo
Às quintas-feiras de outubro, unidades funcionarão das 18h às 21h
Para promover um atendimento especial voltado aos cuidados com a saúde da mulher, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ji-Paraná vão funcionar, nas quatro quintas-feiras do mês, das 18h às 21h, com a coleta do exame preventivo (Papanicolau).
Nestes dias, também serão realizados testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e as hepatites B e C, consultas de enfermagem, aferição de pressão arterial e glicemia capilar e encaminhamentos para mamografia.
A iniciativa da prefeitura, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), integra a Campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.
Os atendimentos vão acontecer nos dias 6, 13, 20 e 27 de outubro, nas dez UBSs urbanas do município, no período noturno, das 18h às 21h. As mulheres que não conseguirem ir aos atendimentos, poderão agendar a coleta do preventivo na UBS de referência do bairro em que residem, de segunda a quinta, das 7h30 às 17h30, e às sextas, das 7h30 às 13h30. A equipe informará data e horário para realização do exame da paciente.
“As coletas do exame preventivo são realizadas durante o ano todo, mas no mês de outubro nós intensificamos os atendimentos, ampliando o funcionamento no período noturno, para as mulheres que trabalham em horário comercial ou que, por diversos motivos, não conseguem realizar o exame durante o dia. Assim, a Prefeitura de Ji-Paraná facilita o acesso ao serviço de saúde”, detalhou Kellen Nayara Cardoso, diretora do DAB da Semusa.
Nesta semana, a Semusa também realiza a coleta do Papanicolau, mamografia, palestras educativas, testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar no Centro de Saúde da Mulher Deputada Dra. Ceci Cunha, nesta quarta (5), quinta (6) e sexta-feira (7), com atendimento das 7h às 17h.
O Outubro Rosa é uma iniciativa internacional de conscientização para a prevenção, controle e combate aos cânceres de mama e de colo do útero. A campanha foi criada, no início da década de 1990, para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Mulheres que têm ou já tiveram vida sexual devem passar pelo exame preventivo periódico, em especial, para aquelas com idade entre 25 e 59 anos. A recomendação do Ministério da Saúde é de que o Papanicolau seja realizado anualmente e, após dois resultados normais, o preventivo pode ser feito a cada três anos.
A mamografia é indicada para mulheres a partir de 40 anos. Ela deve ser realizada anualmente, para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama. Para mulheres com histórico familiar, o exame deve ser iniciado a partir dos 35 anos.
Semusa promove Festa da Vacinação no Dia das Crianças
Evento acontece na Praça dos Migrantes e no Cedel-BNH
Prefeitura contrata oftalmologista para atendimento à população
Caius Prieto atenderá à demanda da Central de Regulação Municipal
Universidades públicas vivem mais um corte de recursos nos bastidores da corrida eleitoral
Decreto divulgado no último dia 30 de setembro limita movimentação e empenho de recursos para o MEC até novembro, podendo afetar atividades acadêmicas e de pesquisa das instituições
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook