UM 'CONVITE' COM O NOME DO IBAMA, SEM TIMBRE, SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO, ASSUSTA PRODUTORES E MADEIREIROS DA PONTA DO ABUNÃ

Tomara que tudo não passe apenas de uma Fake, criada por gente que não presta, ávida por inventar crises onde elas (ainda) não existem e tentar causar prejuízos ao nosso agronegócio

Sérgio Pires
Publicada em 28 de março de 2023 às 21:05
UM 'CONVITE' COM O NOME DO IBAMA, SEM TIMBRE, SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO, ASSUSTA PRODUTORES E MADEIREIROS DA PONTA DO ABUNÃ

O clima de tensão ronda os produtores rurais e madeireiros rondonienses, como o que está ocorrendo com representantes do agronegócio em praticamente todo o país. Responsável por percentual importante do PIB nacional, o setor estava em ascensão, com perspectivas ainda  melhores. Em Rondônia, deve-se muito à produção rural o estágio que atingimos, por exemplo, de primeiro lugar em nível de menor desemprego no país. Mas há, sim, algo de tenso no ar. O que aconteceu nesta terça-feira é prova concreta disso, deixando nossa gente do campo de cabelo em pé. Um “convite”, feito em nome do Superintendente do Ibama no Estado, sem qualquer timbre do órgão, sem assinatura e, mais ainda, sem sequer uma pauta, chegou, pelas redes sociais, às mãos de produtores da região de Extrema e de outros distritos da Ponta do Abunã. Em nome do Ibama, mas sem qualquer comprovação de que tenha partido do órgão, o documento chama todos os produtores e madeireiros da região, para reunião no ginásio de esportes da Escola Jayme Peixoto de Alencar, para a manhã desta quarta-feira, dia 29. Mesmo tendo tudo para ser uma Fake, daquelas de mau gosto, vários empresários e moradores da região ficaram se perguntando sobre a autenticidade do “convite”. Ora, numa situação de normalidade, ninguém daria muita bola para o assunto, num documento sem assinatura e sequer com timbre do Ibama. Mas vivemos em tempos complexos, em que os produtores e suas famílias vivem com o coração na mão. A qualquer momento, com uma canetada, podem perder tudo o que conseguiram construir com muito trabalho, sangue, suor e lágrimas durante uma vida inteira. Alguém já esqueceu das onze áreas de preservação criadas do dia para a noite, pelo ex-governador Confúcio Moura, incluindo áreas onde centenas de famílias vivem há décadas?

Foi neste clima que o tal “convite” fez suarem frio centenas de pequenos produtores da região da Ponta do Abunã, incluindo-se aí, também, todos os madeireiros da área. Como o convite chamava “todos os que tem áreas próximas à aldeias indígenas daquela região”, um detalhe certamente usado para dar verossimilidade ao “convite”, a preocupação se tornou maior ainda. A tendência da falsidade do evento não se resumiu às falhas na produção da peça que envolvia o chamamento à reunião. Nenhuma autoridade do Estado (e aí se inclui representantes da Sedam; da Secretaria da Agricultura; da Semagric, a secretaria municipal da agricultura da Capital e nem da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, foi chamado para o evento. Por isso também, ela parece ter todo o jeito de ser uma ficção. Não há outra explicação do que uma Fake. Até porque se o Ibama fizesse um evento dessa importância, com um convite fajuto e mal feito; sem avisar ninguém, entre as autoridades locais, isso seria de uma irresponsabilidade ímpar. Tomara que tudo não passe apenas de uma Fake, criada por gente que não presta, ávida por inventar crises onde elas (ainda) não existem e tentar causar prejuízos ao nosso agronegócio.

SEGURANÇA REFORÇADA EM BRASÍLIA, PARA A VOLTA DE BOLSONARO DOS ESTADOS UNIDOS, NESTA QUINTA-FEIRA

O clima em Brasília esquentou nos últimos dias. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal está planejando inclusive o fechamento de toda a área no entorno da Esplanada das Secretarias, temerosa de novas manifestações, embora não haja risco de atos de violência, como os que ocorreram no 8 de janeiro. Poderão ser criados planos de segurança muito maiores que o normal, inclusive no aeroporto internacional. Os cuidados são muitos. Tudo porque, se não houver mudança de planos de última hora, o ex-presidente Jair Bolsonaro retorna ao Brasil, depois de uma longa temporada, iniciada com um dia antes de deixar a Presidência, quando ele viajou aos Estados Unidos. Os serviços de inteligência já têm informações de que milhares de pessoas estariam se preparando para uma calorosa recepção ao que é, hoje, o maior líder do conservadorismo na América Latina e que teve perto de 59 milhões de votos na sua tentativa de reeleição. Lula foi eleito, mas continua tendo dificuldades de andar pelas ruas, enquanto Bolsonaro é ovacionado por onde quer que passe, tanto no Brasil quanto por brasileiros que vivem em outros países. O que não se sabe é o que acontecerá com ele, daqui para a frente. Os governistas e seus aliados querem ver Bolsonaro pelas costas e a primeira intenção é torná-lo inelegível, inclusive com apoio do STF. Conseguirão? A resposta começará a ser conhecida a partir desta quinta.

ROCHA DIZ QUE LÉO ESTÁ CONVIDADO PARA DIRIGIR O DETRAN, MAS COMO A ATUAL EQUIPE. NADA DE PORTEIRA FECHADA!

Fim da novela do caso Léo Moraes/Detran? Tudo indica que sim, pelo que disse o governador Marcos Rocha, nesta segunda à noite, durante entrevista no programa SIC News da SIC TV. Questionado por um telespectador sobre se Léo assumiria ou não o posto, Rocha foi bem claro: “ele só não assume se não quiser. Minha palavra é uma só. O que ficou combinado é que ele assumiria a direção geral do Detran, mas não no que se chama de porteira fechada”. Em resumo, o Governador deixou claro que o convite para Léo continua de pé, “como esteve desde quando me reelegi”, segundo comentou, mas a condição é clara: apenas o cargo é dele e não haverá mudança na equipe. Traduzindo para uma forma simples de compreensão: o comando do Detran está a disposição do ex-deputado federal, presidente regional do Podemos, mas ele não terá o domínio sobre os cerca de 40 cargos disponíveis no órgão. Então, toda a questão está baseada neste detalhe vital. Léo aceitaria assumir o posto sem levar para o Detran seus parceiros, amigos, partidários? Aceitaria comandar o órgão sem indicar a grande maioria dos nomes, como queria? Agora, o problema está no colo do combativo deputado. Rocha deixou claro as regras do jogo. Léo no Detran vai reinar, mas não vai governar.

SENADOR MARCOS ROGÉRIO PERDE O COMANDO DO PL NO ESTADO. BAGATTOLI É O NOVO PRESIDENTE DA SIGLA

Todas as glórias aos vencedores. Quem perdeu, perdeu! É duro, mas é real. Derrotado na disputa pelo governo do Estado, o senador Marcos Rogério perdeu também o comando do PL rondoniense, onde reinava desde a fundação do partido, como um dos principais aliados de Jair Bolsonaro em Rondônia. Conquistou a função não só por sua liderança por aqui, mas principalmente por sua atuação na CPI do Circo, aquela criada sobre a Covid e que se tornou algo tenebroso na história do Senado brasileiro. Com a derrota de Bolsonaro para a Presidência e ascensão da esquerda, o PL achou melhorar colocar no comando do partido os vencedores da última eleição. Uma comissão provisória, que se tornará oficial em breve, tem no comando o senador Jaime Bagattoli. O vice-presidente é o Coronel Chrisóstomo e a secretária, a deputada federal reeleita Silvia Cristina. Marcos Rogério tem mais quatro anos de mandato e é muito provável que ele procure outra sigla para se abrigar, porque no atual contexto do PL, certamente ficou sem espaço. A decisão da mudança de comando da sigla, onde continua abrigando, entre seus membros, o maior nome nacional, o ex-presidente Bolsonaro, foi oficializada nesta semana. Nem Marcos Rogério e nem Bagattoli comentaram oficialmente o assunto.

CHRISÓSTOMO, POSTADO ATÉ AGORA COMO FORTE ADVERSÁRIO DE LULA, PODE SER O NOME DO PL À PREFEITURA DA CAPITAL

Tanto Bagattoli quanto Chrisóstomo, os dois novos comandantes do PL, estão naquele grupo de políticos, ao menos até agora, colocados como grandes opositores do governo Lula. Bagattoli, bolsonarista de primeira hora, tem defendido as pautas da direita e do conservadorismo, desde que assumiu. Chrísóstomo tem ido mais longe: praticamente todos os seus discursos da tribuna são de duras críticas não só ao atual governo, como, principalmente, ao próprio Presidente petista. O deputado federal recém reeleito estaria, inclusive, sendo cotado como um nome para disputar a Prefeitura de Porto Velho, cidade onde o bolsonarismo domina. Com um discurso antipetista e antiLula, Chrisóstomo poderia apresentar esta defesa da direita numa campanha política local. Um ano e dez meses antes das eleições municipais de 2024, o número de postulantes à Prefeitura da Capital continua aumentando. Neste momento, já  formariam praticamente uma dezena, os postulantes à cadeira de Hildon Chaves. Chrisóstomo é um personagem controvertido, polêmico, com discursos duros. Eleito deputado federal pela primeira vez, em 2018, como parceiro de Marcos Rocha, pouco tempo depois se tornou adversário político do Governador, assim como aconteceu com Jaime Bagattoli. As relações entre os três jamais foram reatadas.   

RELAÇÃO DE POSSÍVEIS CANDIDATOS EM PORTO VELHO SÓ AUMENTA, MAS IEDA CHAVES NÃO QUER ENTRAR NA DISPUTA

O Coronel do PL é apenas mais um dos nomes que começam a surgir como prováveis componentes de uma nominata de postulantes à Prefeitura de Porto Velho. A lista já tem pesos-pesados da política, como Mariana Carvalho (se ela optar por não disputar, o candidato seria seu irmão, o deputado federal Maurício Carvalho); o competente e bom de voto presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz; o deputado federal mas votado, Fernando Máximo; a deputada federal Cristiane Lopes; a petista Fátima Cleide; o ex-deputado federal Léo Moraes; o ex-prefeito Mauro Nazif; p advogado e professor Vinicius Miguel; o vereador Edwilson Negreiros e muitos outros. O caso da deputada estadual Ieda Chaves é diferenciado. Legalmente, há uma corrente que diz que ela poderia ser candidata à sucessão do marido e outra que ela não pode. Sobre o assunto, Hildon Chaves disse, numa entrevista ao programa dos Dinossauros, na Rádio Parecis FM, que Ieda, mesmo que pudesse, não seria candidata em 2024. “Ela quer cumprir todo o seu mandato na Assembleia Legislativa”, afirmou o Prefeito, deixando claro que o assunto já foi discutido entre o casal e o veredito dado. Ieda, portanto, estaria fora do jogo. Mas como em política nada é definitivo, a mulher mais votada da história da Assembleia de Rondônia, é um nome que não pode ser excluído definitivamente desta lista.

UMA AÇÃO ÓBVIA COMEÇA A DESMANTELAR ESQUEMA DE RECEPTAÇÃO DE FIOS E HIDRÔMETROS ROUBADOS NA CAPITAL

Há muitos anos há roubos de fios elétricos e hidrômetros (estes casos que afetam a questão da água não são tão antigos) em Porto Velho, principalmente. Os exemplos dos prejuízos são inúmeros. Há casos em que o roubo de fios interrompeu o fornecimento de energia elétrica para dezenas de famílias. O roubo de fios e equipamentos, incluindo bombas d´água, já deixou bairros inteiros da Capital sem água, durante algum tempo. No Espaço Alternativo, perdeu-se a conta do número de vezes que alguns locais ficaram às escuras, pelo furto descarado de fios, das lâmpadas e da estrutura de iluminação. Durante todos estes anos, uma ação óbvia era esperada: a descoberta, detenção e punição de quem compra estes equipamentos. Ora, quem não sabia que os receptadores descobertos, não haveria como vender o produto do roubo? Finalmente, agora, uma grande operação, envolvendo PM, Polícia Civil e fiscais da Prefeitura visitaram quase 70 locais que vendem sucata e ferro velho. Em vários deles, foram apreendidos produtos suspeitos. No ano passado, só para dar um exemplo concreto do prejuízo, a Prefeitura de Porto Velho gastou mais de 2 milhões de reais para repor fiação e lâmpadas queimadas. Os prejuízos da Caerd também foram grandes. Agora sim, com operações seguidas contra os suspeitos de receptarem produtos roubados, o carnaval de furtos de fios e hidrômetros vai começar a diminuir de forma significativa. Até que enfim!

NOSSO TAMBAQUI, QUE COMEÇA A ENTRAR NOS ESTADOS UNIDOS, QUER TAMBÉM CONQUISTAR O MERCADO EUROPEU

O vice-governador Sérgio Gonçalves lidera uma missão rondoniense à Europa, nos próximos dias, para participação de uma feira internacional, onde ampliará a divulgação da nossa costela de tambaqui, que tanto sucesso fez nos Estados Unidos, dias atrás, recebendo o primeiro lugar como a de melhor sabor e qualidade. A informação foi dada pelo governador Marcos Rocha, durante entrevista que participou na SICTV Rondônia, nesta semana. A viagem de Sérgio Gonçalves ainda está sendo detalhada. Ele deve participar de eventos europeus. Pode ser que se inclua aí, a Seafood Expo Global, que se realiza anualmente em Barcelona, na Espanha e que, este ano, acontecerá entre 25 e 27 de abril. Durante a conversa com os apresentadores Everton Leoni e Meiry Santos, o Governador comemorou o avanço das exportações do nosso principal peixe e garantiu que continuará havendo um esforço concentrado para ampliar os mercados para que o tambaqui chegue ao mundo.  Sérgio Gonçalves, que acumula o posto de secretário de Desenvolvimento do Estado, está organizando a agenda que cumprirá e os detalhes da sua viagem em busca de novos mercados para o consumo do peixe rondoniense e principalmente da costela de tambaqui, que tanto sucesso faz no mercado interno e que começa, aos poucos, a invadir mesas de consumidores em outros países.

PERGUNTINHAS

Qual sua opinião sobre o que querem membros do atual Governo e ministros do STF em regular o uso das redes sociais? É correta esta posição ou há risco concreto da volta da censura à opinião?

Comentários

  • 1
    image
    Heitor Francisco 29/03/2023

    Esta coluna sempre mostrou-se perfeitamente sintonizada com o bolsonarismo. Agora abriu as portas para a divulgação de fakenews, objetivando denegrir o atual governo. Apesar de haver colocado em dúvidas a autenticidade do documento apócrifo que supostamente teria sido espalhado, usou grande espaço desta coluninha para enaltecer madeireiros e pecuaristas desmatadores... Bem ao estilo do opinador ultrabolsonarista...

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook