UNIR obtém autorização do MEC para abertura do curso de Direito

A reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, comemorou a aprovação, que atribui especialmente ao trabalho em conjunto dos mais diversos setores da Universidade, a partir da proposta que foi apresentada pelo Campus de Vilhena

Ascom/UNIR
Publicada em 17 de março de 2023 às 15:14
UNIR obtém autorização do MEC para abertura do curso de Direito

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve autorização do Ministério da Educação (MEC) para abertura do curso de Direito no Campus de Vilhena. A portaria de autorização foi publicada no Diário Oficial da União do dia 9 de março de 2023 (acesse aqui) e com isso a UNIR já pode iniciar a primeira turma. A reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, comemorou a aprovação, que atribui especialmente ao trabalho em conjunto dos mais diversos setores da Universidade, a partir da proposta que foi apresentada pelo Campus de Vilhena. “Com o novo curso a UNIR volta a ampliar a oferta de vagas em Rondônia, com mais uma graduação gratuita oferecida para a população. Ao mesmo tempo, o compromisso institucional com o Campus de Vilhena é mantido, pois o novo curso atende à necessidade da região sul do Estado após a transferência do curso de Jornalismo de Vilhena para Porto Velho. É mais uma mostra do compromisso que a UNIR tem com a sociedade de Rondônia, trabalhando com planejamento e foco nas necessidades de formação”, disse a Reitora.

O curso de graduação em Direito da UNIR Campus Vilhena será ofertado no período noturno, com cinco anos de duração, e disponibilizará 50 vagas a cada ano para ingresso de novos alunos. O objetivo, além de formar bacharéis em Direito, é discutir as questões prioritárias para a região contribuindo também com algum tipo de solução para as demandas sociais apresentadas. “Por se tratar de uma universidade pública teremos a possibilidade de problematizar questões que normalmente não são tratadas em outros espaços, como as questões ambientas, indígenas, dos direitos humanos, das mulheres, do racismo, da diversidade, os elementos de fronteira e como isso impacta nossa sociedade, entre outros temas relevantes”, destaca Claudemir da Silva Paula, que antecipou a oferta das 50 novas vagas no curso de Direito já no Processo Seletivo da UNIR neste ano de 2023.

O impacto social desse novo curso na região sul do Estado se amplia à medida que o diferencial da universidade pública inclui também a devolutiva de ações para a comunidade, por meio das ações de pesquisa e extensão. Segundo o professor Elder Gomes Ramos, que esteve à frente do processo de criação do curso junto à Prograd e outras unidades administrativas e acadêmicas, a abertura do curso de Direito “trará muitos benefícios para a região Sul do estado de Rondônia e todo o noroeste do Mato Grosso. Fizemos uma estimativa e vamos atender uma população de mais de 500 mil pessoas, direta ou indiretamente”.

É importante salientar que o curso é totalmente gratuito, assim como todos os outros ofertados pela Instituição em todo o Estado de Rondônia. Nesse sentido, a UNIR atende a um anseio da comunidade local e preenche uma lacuna com a oferta de um curso gratuito e de qualidade na área das ciências jurídicas, focado também na produção científica e na valorização do ensino, da pesquisa e da extensão.

Estrutura do curso - A infraestrutura necessária para funcionamento do curso de Direito em Vilhena já está totalmente instalada, com salas de aula climatizadas, biblioteca, cantina, laboratórios, áreas de convivência, sala de apoio ao discente e departamento acadêmico, além do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) para audiências simuladas.

Departamento Acadêmico de Direito de Vilhena (DAD-VHA) conta com dez docentes vinculados ao curso, entre os quais doutores, mestres e especialistas, que ministrarão as disciplinas e desenvolverão projetos de pesquisa e extensão voltados ao atendimento da comunidade.

PS UNIR 2023 - O PS UNIR é o processo de seleção de novos alunos para os cursos de graduação da Instituição, com seleção por meio da nota obtida pelo candidato na prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. O edital PS UNIR 2023 já está publicado no Portal de Processos Seletivos da UNIR, e nele já consta a inclusão de 50 vagas do curso de Direito de Vilhena, além de vagas para quase 60 cursos que a UNIR oferece gratuitamente em oito cidades de Rondônia.

O candidato que tiver interesse em disputar uma vaga no curso precisa ter realizado ao menos uma das três últimas provas do Enem – de 2022, 2021 ou 2020 –, pois utilizará a nota obtida em uma delas para se inscrever e participar do processo seletivo.

Há também a reserva de vagas para alunos cotistas e a previsão de lançamento do edital complementar, que utiliza as notas do Ensino Médio para selecionar os candidatos e pode ser publicado caso restem vagas não preenchidas por meio do Enem.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook