UNIR oferece pós-graduação a professores municipais
Parceria com a Prefeitura de Porto Velho tem o objetivo de ampliar a qualidade da Educação Básica
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) mantém dois convênios com a Prefeitura de Porto Velho para capacitar professores e educadores da rede básica de ensino, além de ações de apoio à realização e consolidação de pesquisas científicas e aplicadas, desenvolvimento e inovação dos grupos de pesquisa da UNIR. Os convênios foram firmados entre os Programas de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) e Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNIR, e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O convênio firmado entre o PPGEProf da UNIR e a Semed tem como objetivo a execução do Projeto Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para melhoria da qualidade da Educação Básica.
Pesquisa em Educação – Grande parte dos Grupos de Pesquisa que constituem o PPGEEProf desenvolvem suas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação por meio de seus laboratórios como, por exemplo, o Laboratório Didático Pedagógico Multimídia (Labmídia), o Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade (Labrinteca) e a Revista Multidisciplinar em Educação (Revista Educa), importante meio de divulgação da produção científica da área de Educação. Desse modo, o convênio oferta bolsas de apoio técnico para que os bolsistas remunerados atuem em cada um dos laboratórios, além de destinar recursos materiais para os espaços.
Segundo o professor, Rafael Christofoletti, do PPGEEProf, os recursos se destinam à aquisição de equipamentos de pequeno e médio porte de caráter multiusuário, que promovem o compartilhamento e estimulam a realização de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico da região, em especial voltado na área de educação e gestão da educação.
Mestrado para professores – A UNIR também firmou parcerias com a Semed que possibilitaram a oferta de uma turma especial de Mestrado Acadêmico em Educação, por meio do PPGE da UNIR, aos docentes da rede pública municipal de Porto Velho, com 23 vagas. Com o convênio, a UNIR objetiva a melhoria da qualidade da Educação Básica por meio do fomento da produção e difusão de conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos em Educação e de transformação das práticas pedagógicas.
O convênio firmado entre o PPGE da UNIR e a Semed prevê o investimento nos grupos de pesquisa liderados por docentes permanentes do PPGE e no próprio programa, como a aquisição de equipamentos e o financiamento para intercâmbio em eventos importantes da área, para a Revista Práxis Pedagógica e para publicações em âmbito nacional e internacional.
Equipamentos para PPGs – No final do ano de 2023 e início de 2024, houve o recebimento dos primeiros equipamentos destinados aos grupos de pesquisa da UNIR, foram entregues equipamentos como nobreaks, computadores, tablets e projetores, encaminhados aos grupos de pesquisas dos Programas de Pós-Graduação e para os laboratórios que integram os PPGs. Os laboratórios que já receberam os equipamentos no Campus de Porto Velho são o LabMídia e o Labrinteca, e no Campus de Ji-Paraná o Laboratório de Pesquisa em Línguas e Culturas Indígenas (Lalic).
Com a parceria, os projetos de pesquisas dos professores pesquisadores que atuam tanto no PPGEEProf quanto no PPGE, terão apoio material no desenvolvimento de pesquisas científicas, produções técnicas, tecnológicas, serviços e processos voltados para a melhoria da educação em Rondônia e na Região Norte.
Homem acusado de contratar matador que executou pessoa por engano, vai a júri popular em Rondônia
O crime, ocorrido no dia 8 de janeiro de 2023, envolveu mais duas pessoas: o executor e outro de apoio (partícipe)
Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais
A 2ª edição da Maloca conta com 25 etnias inscritas, reunindo mais de 130 pessoas, entre estudantes, professores e sabedores da Cultura Indígena (Maloca)
Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte
A cirurgia foi realizada com o objetivo de devolver a qualidade de vida e possibilitar a locomoção de um paciente de 30 anos, morador de Porto Velho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook