UNIR promove live sobre transparência de informação em democracias
A transparência da informação pública é um dos preceitos que regem os regimes democráticos, por isso, os países com as democracias mais consolidadas tendem a não esconder dados dos seus cidadãos
Vinícius Miguel, professor da UNIR e doutor em Ciência Política, é o convidado do MíDIcast. A live acontece às 18h30 no dia 24 de junho de 2020 (quarta-feira), no canal do YouTube do MíDI, o Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais e Internet da UNIR. Nesta edição do programa, o tema da conversa é "Democracia, informação e transparência" e ficará acessível na plataforma de vídeos, em agregadores de podcast e no site www.midi.unir.br.
A transparência da informação pública é um dos preceitos que regem os regimes democráticos, por isso, os países com as democracias mais consolidadas tendem a não esconder dados dos seus cidadãos. O Brasil deu um passo importante para o fortalecimento da recente democracia com a publicação da Lei de Acesso à Informação, que completa uma década em 2021. Mais recentemente, o Ministério da Saúde tornou mais difícil e complexa o acesso e a interpretação dos dados nacionais sobre a pandemia da COVID-19, provocando uma reação até da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O caso do ocultamento dessas informações públicas impeliu o professor Vinícius Miguel a denunciá-lo ao Tribunal de Contas da União (TCU), ainda no início de junho. "Os dados precisam ser públicos, só assim podem ser objeto de debate e de fiscalização da sociedade. Sem transparência, tem-se o oculto, o segredo e nada mais propício à corrupção e ao abuso", explicou o doutor em Ciência Política.
O MíDIcast se junta à publicação de conteúdos opinativos no site do MíDI, vinculado ao curso de Jornalismo da UNIR. A intenção é realizar uma aproximação da universidade com a comunidade rondoniense, incluindo jornalistas e outros profissionais da mídia. "As atividades podem ainda integrar os pesquisadores de Rondônia e de outras regiões do país a fim debater temas de relevância na sociedade", explicou o professor e coordenador do MíDI, Allysson Martins.
Sem água encanada, metade da população corre mais risco de pegar covid em Rondônia
Em Porto Velho, epicentro da doença, coleta de esgoto atende menos de 5% dos domicílios; falta da saneamento é ainda pior em Ariquemes e Ji-Paraná
Pistola Taurus G3c teve estoques esgotados poucas horas após lançamento nos EUA
Prevendo o sucesso da nova arma, diversas empresas já lançaram acessórios desenvolvidos ou adaptados a ela
Mil tratamentos: Prefeitura adquire remédios para tratar pacientes com receita médica
Os kits contendo hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina são entregues somente após consulta e prescrição
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook