UNIR seleciona candidatos para curso de Licenciatura Intercultural Indígena
O processo seletivo é destinado a indígenas interessados em atuar nas aldeias ou que já sejam professores
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu processo seletivo (PS) para seleção de novos alunos indígenas para o curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural. São ofertadas 50 vagas para ingresso no ano letivo de 2024, e as inscrições gratuitas estarão abertas no período de 19 de setembro a 28 de outubro. O edital na íntegra pode ser consultado no Portal de Processos Seletivos da UNIR ou diretamente neste link.
Ofertado no Campus UNIR de Ji-Paraná, o curso é destinado à formação e habilitação de professores indígenas para atuarem escolas de Ensino Fundamental e Médio das comunidades indígenas. Por esse motivo, o PS Intercultural é aberto exclusivamente a candidatas e candidatos indígenas que tenham concluído o Ensino Médio. Há vagas específicas para professores indígenas em efetivo exercício e vagas de ampla concorrência para os demais candidatos indígenas.
Inscrições - As inscrições estarão disponíveis gratuitamente de 19/09/2023 a 28/10/2023, por meio da página eletrônica https://sistemas.unir.br/discente. Para se inscrever o candidato deverá informar o número do CPF, e-mail e outros dados, seguindo as orientações disponibilizadas na página. Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão fazer a inscrição presencialmente no Campus UNIR de Ji-Paraná, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no Laboratório de Línguas e Culturas Indígenas (LALIC), tendo em mãos todos os dados descritos no Anexo II do edital.
Vagas - São ofertadas 50 vagas no total, sendo 25 para a formação com ênfase em Ciências da Linguagem e mais 25 para a formação com ênfase em Ciências da Sociedade. A escolha da ênfase deverá ser feita pelo candidato(a) no momento da inscrição. Haverá reserva de vagas para candidatos indígenas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e para pessoas indígenas com deficiência.
Avaliação – A seleção será feita por meio de uma prova dividida em duas partes. A primeira será composta por 20 questões objetivas (múltipla escolha) sobre conhecimentos gerais; e a segunda compostas por uma questão dissertativa, que deverá ser redigida em língua portuguesa. Os temas abordados serão conteúdos básicos do ensino médio e atualidades sobre os povos indígenas. A prova será realizada no dia 3 de dezembro de 2023, nas seguintes localidades: Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Guajará Mirim, Porto Velho, Alta Floresta D’Oeste/Aldeia São Luiz (Terra Indígena Rio Branco) e Aldeia Ricardo Franco (Terra Indígena Rio Guaporé).
Sobre o curso - O Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural objetiva formar professores indígenas em consonância com a realidade socioeconômica e cultural específica das comunidades indígenas, com ênfase (habilitações) em Ciências da Linguagem e Ciências da Sociedade.
Em função de suas características, o curso possui um processo seletivo próprio e também tem calendário próprio para realização das atividades acadêmicas. A formação é ministrada em regime de alternância e se constitui de dois tempos educativos: o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade. Durante as atividades, seja na universidade ou na comunidade, a dedicação é integral.
Todas as informações sobre o PS Intercultural, incluindo edital, retificações e anexos, podem ser acessadas no p
Popular entre os jovens, o cigarro eletrônico pode causar diversas doenças
Porto Velho está em 6º lugar no ranking das cidades que mais têm fumantes, aponta OMS
Igreja Luterana completa 40 anos com selo comemorativo dos Correios
Homenagem ocorreu na Alero, após indicação do deputado Luizinho Goebel
Suframa faz recrutamento para selecionar mais de 100 servidores
As vagas são destinadas a servidores lotados em órgãos e entidades do Poder Executivo Federal e não preveem oferta de cargos em comissão
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook