Velório de Lurdes Kemper acontece hoje (09) em Cacoal

Lurdes faleceu no último sábado (07), em São Paulo, vítima de câncer. A princípio,  familiares informaram que o velório aconteceria ainda no domingo

Giliane Perin/Tribuna Popular
Publicada em 09 de maio de 2022 às 09:09
Velório de Lurdes Kemper acontece hoje (09) em Cacoal

Logo no início da manhã desta segunda-feira (09) o esposo de Lurdes Kemper, senhor Carlos Prado, entrou em contato com a equipe de Tribuna Popular para informar que o velório da pioneira cacoalense acontece hoje, a partir das 14h, na Câmara Municipal de Vereadores de Cacoal.

Lurdes faleceu no último sábado (07), em São Paulo, vítima de câncer. A princípio,  familiares informaram que o velório aconteceria ainda no domingo.

Maria de Lourdes Kemper do Prado

Nascida em Vidal Ramos, no estado de Santa Catarina, no oitavo dia, do último mês do ano de 1959, filha de Pedro Kemper e Otília Boing Kemper, esposa de Carlos Alberto do Prado, mãe de Vitor Hugo, Carlos Matheus, e Pedro Henrique Kemper do Prado (In Memoriam).

Em maio de 1972, a jovem Lourdes e toda a família partiram da cidade de Presidente Nereu/SC, em um pequeno caminhão pau-de-arara, rumo ao então Território Federal de Rondônia, com o objetivo específico de chegar à Fazenda Castanhal. Percorreram mais de 3 mil quilômetros, do Sul ao Norte do Brasil.

Já nas terras desbravadas por Cândido Rondon, a lida era a roça. Em 1981, Lourdes Kemper foi contratada como professora na Escola Washington Luiz, Linha 3, área rural de Cacoal. Dois anos depois, em 1983, com o objetivo de estudar, mudou-se para o perímetro urbano, onde cursou o magistério na Escola Bernardo Guimarães.

Sempre muito comunicativa e envolvida com a realidade local, decidiu entrar para a política e em 1988 foi eleita vereadora no município de Cacoal. Ao longo do seu primeiro mandato, com a parceria de alguns professores, não apenas idealizou como também ajudou a implantar o Projeto Pró-Campo, que possibilitou a continuidade do ensino para milhares de jovens cacoalenses advindos da área rural. O projeto foi um grande sucesso, sendo copiado por vários outros municípios.

Amante da história, da cultura e das artes, Lourdes Kemper iniciou, já nos primeiros anos da década de 1990, pesquisas, entrevistas e coleta de documentos, imagens e diversos outros arquivos com o objetivo de escrever um livro, e assim registrar para a eternidade a história da Capital do Café. O livro “Cacoal, sua história e sua gente”, relata a trajetória da cidade, bem como a saga triunfante de um povo pioneiro e destemido.

Neste sentido, no início dos anos 2000, sentindo a ausência de imagens que mostrassem a ocupação de Cacoal, Lourdes começou a retratar em telas as imagens fiéis de importantes momentos do desenvolvimento desta terra e grandes registros dessa trajetória.

A sua imensa dedicação à história de Cacoal são algumas das contribuições que possibilitam a novos cacoalenses terem a noção da dimensão desse período que marca o início da nossa cidade. Por meio de sua visão apaixonada, Lourdes Kemper transformou o seu amor por esse pedaço de chão em registros históricos de grande valia e relevância.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook