Vereador não pode propor projeto de lei concedendo aumento de salário a servidores
Vereador não pode propor projeto de lei concedendo aumento de salário a servidores. É mentiroso quem fala o contrário
Se um candidato a vereador, para conquistar seu voto, chegar para você e falar que vai aprovar leis para aumentar o salário dos médicos, por exemplo, ou de qualquer outra categoria funcional do município de Porto Velho, desconfie, ou melhor, responda, na lata, que ele está mentindo.
Quem assim procede não conhece, nem de longe, qual é o verdadeiro papel do vereador. Vai ver essa pessoa nunca leu a Lei Orgânica do Município de Porto Velho e, se a fez, por certo, não entendeu absolutamente nada. Isso porque, vereador não aprova leis. Vereador aprova projetos de lei, os quais, uma vez aprovados pelo plenário da Câmara Municipal, são enviados ao prefeito para sancioná-los ou vetá-los, dentro do prazo regimental que a própria LOM estabelece.
O art. 65, Parágrafo 1º, Inciso II, da Lei Orgânica Municipal ensina, claramente, que a iniciativa de lei que verse sobre aumento de remuneração dos servidores públicos municipais é de competência privativa do prefeito, não cabendo ao vereador legislar sobre a matéria, pois estaria interferindo indevidamente na esfera de atribuições do chefe do executivo. Uma vez questionado pelo prefeito, essa proposição logo seria declarada inconstitucional pelo Poder Judiciário por vício de iniciativa. Vereador não pode propor projeto de lei concedendo aumento de salário a servidores. É mentiroso quem fala o contrário.
Eleições 2024: Qual é a função e o salário do prefeito?
Remuneração do chefe do Poder Executivo Municipal é definida de acordo com cada lei municipal e não pode ser maior que o salário de um ministro do STF
TRE-RO garante acessibilidade nas eleições oferecendo serviço de transporte e apoio às eleitoras e eleitores
O transporte é gratuito e conta com atendimento especializado para pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção
Eleições 2024: horário de votação em Rondônia será das 7 às 16h
Eleitoras e eleitores devem se atentar para o horário e consultar antecipadamente seu local de votação a fim de evitar transtornos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook