2ª Guerra Mundial: tomada histórica de Monte Castello completa 75 anos
Reportagem da Agência Brasil relembra conflito histórico na Itália
O dia 21 de fevereiro de 1945 marcou a participação dos militares brasileiros na 2ª Guerra Mundial. A data refere-se à batalha da tomada de Monte Castello - um objetivo estratégico na campanha contra o exército alemão, a fim de garantir a evolução dos Aliados para o Norte da Itália -. Não foi uma tarefa fácil.
Antes, os brasileiros já haviam tentado sem sucesso nos dias 24, 25 e 29 de novembro, e também em 12 de dezembro de 1944. Além da artilharia inimiga do alto da montanha, os brasileiros enfrentaram o inverno rigoroso na Europa.
Setenta e cinco anos após aquele episódio, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) lembram em detalhes aqueles momentos.
O então Cabo Vasco Duarte Ferreira tinha apenas 20 anos de idade quando foi para o front de batalha. Ele atuou como radiotelegrafista. "Era uma montanha sobre uma outra montanha. Eu carregava o equipamento que pesava mais de 10 quilos com uma antena de mais de três metros", diz o pracinha às vésperas de completar 96 anos de idade.
O historiador Elonir José Savian, destaca que a operação fortaleceu a autoestima dos militares brasileiros para continuar na guerra. Ele explica que, em relação às ações, a tomada de Monte Castello possibilitou que as tropas aliadas conseguissem posições fundamentais para a vitória final.
Leia aqui depoimentos de pracinhas e o contexto do fato histórico na reportagem especial produzida pela equipe da EBC
Laerte Gomes e deputado Dr. Neidson assumem compromisso com Rede Santa Marcelina
Parlamentares anunciaram aporte de recursos para atender Hospital Santa Marcelina e Escola Marcello Cândia
Disciplina de educação financeira será aplicada nas escolas do 2º grau em 2020
Para Adelino Follador, a inteligência da lei prevê o desenvolvimento de habilidades por meio do ensino, para formação de bons profissionais
Ismael Crispin aponta avanços realizados pela CPI da Energisa em prol dos consumidores
Comissão foi instaurada para apurar possíveis irregularidades e práticas abusivas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook