3 dicas para melhorar o uso dos seus equipamentos agrícolas
Não basta ter um bom maquinário se não souber dos cuidados necessários para o seu desenvolvimento pleno
A agropecuária apresentou crescimento de 1,9% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior. O setor foi o único com crescimento durante a pandemia, de acordo com relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do País. Em comparação ao quarto trimestre de 2019, o setor apresentou crescimento de 0,6%.
Com esse sopro de otimismo é preciso manter o maquinário de trabalho no campo em plena atividade. As colheitadeiras, por exemplo, são equipamentos que não podem parar neste período. Sejam elas colheitadeiras usadas ou novas, existem cuidados que precisam ser adotados. Sendo assim, reunimos três dicas práticas sobre como o produtor rural pode utilizar da melhor forma seu maquinário e conseguir se enquadrar nesses dados positivos.
Dê preferência para marcas com a melhor estrutura de pós-venda – se você ainda não adquiriu sua colheitadeira ou pretende fazer novas aquisições, escolha marcas com reconhecimento e tradição no mercado. Isso porque com o tempo, mesmo com os devidos cuidados, podem surgir alguns problemas que exigem manutenção. Sendo assim, é melhor ter o produto de uma marca que te dê assistência e possua um número considerável de concessionárias. Este é o caso da colheitadeira John Deere, por exemplo, que tem um time de profissionais preparados para diversas situações.
Faça manutenção pós-safra – Após a colheita é comum que as colheitadeiras fiquem um período paradas. Nesse momento, cuide do seu equipamento antes mesmo de guardar. Essa atitude aumenta a sua vida útil e evita imprevistos na colheita seguinte. Como manutenção preventiva, vale ter atenção na limpeza e lubrificação das peças.
Regule o equipamento conforme o tipo de grão – Não basta ter um bom maquinário se não souber dos cuidados necessários para o seu desenvolvimento pleno. Então, esteja atento os ajustes de velocidade, tanto da colheitadeira, quanto de sua plataforma, de acordo com o tipo de grão plantado. Isso pode influenciar diretamente na qualidade do grão colhido. O grão comercial permite uma colheita mais otimizada, enquanto para o grão semente, o mais indicado é uma operação de máquina mais suave e delicada.
Municípios e Estado devem responder questionário sobre atuação no enfrentamento do coronavírus
O prazo para envio das informações é até a data de 6 de julho de 2020. Em caso de dúvidas, o Tribunal disponibilizou no ofício enviado os contatos da equipe responsável pelo acompanhamento
Ciência e evolução social na cafeicultura Amazônica
O ciclo virtuoso da interação entre pesquisa e setor produtivo na geração de tecnologias e transformação social
Incra e órgãos de fiscalização combatem invasão na reserva do PA Padre Ezequiel
Em 2019 houve reintegração de posse na área depois que relatórios da Polícia Militar Ambiental confirmaram os crimes
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook