Artigo – Ciência e evolução social na cafeicultura Amazônica
O ciclo virtuoso da interação entre pesquisa e setor produtivo na geração de tecnologias e transformação social
A pesquisa científica tem um ciclo de constante retroalimentação simbiótica com a sociedade. Em alguns momentos, apresenta inovações e tecnologias que modificam o meio. Em outros, é a própria evolução social e comportamental que mostra os caminhos a serem seguidos pela pesquisa.
Ao longo das últimas décadas, o processo de melhoramento genético do café canéfora – conilons e robustas – era baseado em critérios voltados para os aspectos agronômicos, como o aumento da produtividade das plantas. A qualidade, quando era mencionada no processo, estava voltada para aspectos físicos, como forma e tamanho dos grãos. O melhoramento e a seleção genética dos cafés canéforas eram resultados de uma época em que esses grãos eram mais valorizados e comercializados em função dos seus defeitos físicos e não pela sua qualidade sensorial.
Em conversa com os mais destacados melhoristas de Coffea canephora do país, se observa que, os próximos anos de pesquisa serão uma espécie de garimpagem genética no que a cafeicultura nacional tem de mais precioso: os bancos de germoplasmas mantidos por importantes instituições de pesquisa como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper e o Instituto Agronômico de Campinas - IAC. São novos tempos de revisitar as coleções genéticas em busca de preciosidades relegadas ao ostracismo, em função das demandas vigentes em épocas passadas.
Leia esta ANÁLISE/divulgação na íntegra na página da Embrapa Rondônia, do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.
Conheça também o Portfólio de tecnologias do Consórcio pelo link http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637 e também acesse todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura.
Incra e órgãos de fiscalização combatem invasão na reserva do PA Padre Ezequiel
Em 2019 houve reintegração de posse na área depois que relatórios da Polícia Militar Ambiental confirmaram os crimes
Simero intensifica entrega de EPIs no interior do estado com doação em Ji-Paraná
A entrega foi feita pelo médico Álvaro Galvão, que representou a entidade na ocasião
MP vai realizar audiência pública virtual sobre agravamento da pandemia com efeitos de queimadas
A atividade, que está sendo coordenada pela Promotora de Justiça de Ariquemes, Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta, será realizada por meio do sistema de videoconferência, pela plataforma Microsoft Teams
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook