5 destinos nacionais para apostar no turismo de isolamento

Seguindo protocolos de segurança, viajar pode ser um refúgio em tempos de pandemia

Assessoria/Foto: Divulgação
Publicada em 25 de maio de 2021 às 09:02
5 destinos nacionais para apostar no turismo de isolamento

O turismo no Brasil foi muito impactado pela COVID-19, e, mesmo com o avanço na vacinação, ainda não é o momento ideal para voltarmos a visitar pontos turísticos lotados ou passar o dia inteiro em uma praia aglomerada. No entanto, existe uma forma de aproveitar o turismo de maneira segura em tempos de pandemia e que ganhou visibilidade nessa retomada do setor: é o chamado turismo de isolamento. 

Como o próprio nome já diz, a ideia é sair de casa, mas sem deixar o isolamento social de lado. É uma opção para quem está cansado de ficar olhando as mesmas paredes e deseja tirar um tempo de descanso, recarregar as energias, enquanto desfruta de belas paisagens, cumprindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde). 

O Brasil é enorme, e o que não falta é lugar para você se isolar. Confira algumas opções de destinos nacionais para viajar com segurança em tempos de pandemia.

Cunha (SP) - Localizada a 230 km da capital de São Paulo, é uma cidade interiorana rural, que oferece, em meio a inúmeras paisagens de tirar o fôlego, trilhas, cachoeiras e muita tranquilidade. Com dois campos de lavanda que formam um belo mar roxo de aroma suave, é uma excelente opção para quem deseja vivenciar um ar europeu, sem precisar ir muito longe.

Praia do Espelho (BA) - Um dos paraísos guardados em Arraial d'Ajuda, na Bahia, é ainda uma das praias mais bonitas do Brasil. A região recebe esse nome pois, em maré baixa, forma piscinas naturais e o famoso espelho, em que a água reflete tudo ao seu redor. Além do cenário exuberante fora da aglomeração, possui águas cristalinas e bem tranquilas, perfeito para quem vai com crianças.

Vila de Itaúnas (ES) - Quase na divisa da Bahia, é uma vila muito tranquila com um ar rústico, mas ao mesmo tempo charmoso. A praia é bem deserta e sua única estrutura são os quiosques. A região é repleta de dunas, manguezais e um nascer do sol espetacular. Com opções de hospedagem em pousadas e campings, é o destino ideal para quem curte a natureza.

Bonito (MS) - Muito antes da pandemia, já era um destino organizado com visitações agendadas, limite de pessoas por horário e higienização de equipamentos. A procura atual se enquadra perfeitamente com um atrativo que vai em direção ao ar livre, como flutuações e passeios em grutas, ao turismo de aventura e à prática de esportes em ambientes naturais.

Praia Grande (SC) - Com paisagens de hipnotizar, proporcionadas pelos cânions, é conhecida também como a “Cidade dos Canyons”. O destino ganha destaque pelos passeios de balão, que acontecem diariamente, com vista aos paredões rochosos que se misturam com o azul do céu, mas há também opções de práticas de esportes radicais e ecoturismo. O município, apesar de bem pequeno, conta com diversos chalés e cabanas – das mais luxuosas às mais simples –, que disponibilizam ao viajante contato direto com a natureza preservada.

Para curtir o turismo de isolamento, a melhor opção é fazer o roteiro de carro. Viajando de carro e principalmente para destinos próximos, é possível controlar melhor os fatores de risco nos deslocamentos. Alugar carro é uma boa opção, sobretudo se você não tiver um veículo ou não possuir um modelo ideal para o destino escolhido, além de ser uma alternativa econômica e flexível para rodar com tranquilidade. 

Mais um detalhe importante: antes de definir o destino, é necessário planejar-se bem e lembrar que o mundo ainda está em pandemia. Se possível, faça o teste de COVID-19 para garantir a segurança de quem estará no local e leve máscaras, pois elas ainda são obrigatórias em toda parte.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook