A importância das palavras-chaves para o seu blog
As palavras-chaves merecem a sua atenção porque quando as pessoas abrem o Google para digitar o assunto que elas querem pesquisar, o que elas digitam são justamente essas palavras (ou o conjunto delas)
Ao criar um blog (dica para criar o seu) você vai ouvir falar muito nelas: as palavras-chaves. Elas serão as suas companheiras nas postagens, ajudando o seu blog a ser encontrado com mais frequência.
Talvez você encontre artigos as chamando de keywords ou, em alguns casos, pela sigla KW, porém, o fato é que as palavras-chaves fazem parte da cartilha de “como proceder corretamente para gerenciar um blog”.
As palavras-chaves merecem a sua atenção porque quando as pessoas abrem o Google para digitar o assunto que elas querem pesquisar, o que elas digitam são justamente essas palavras (ou o conjunto delas).
Digamos, por exemplo, que o seu negócio é administrar uma pequena sapataria. Quando as pessoas recorrem para esse oráculo da era digital, o Google, elas com certeza digitarão termos como “sapataria”, ou “sapataria na minha cidade”.
Ou seja, em uma época em que a geração de conteúdo, a atração de leads e a presença online se mostram fundamentais no Marketing Digital, as palavras-chaves aparecem como peças-chaves nessas engrenagens.
As palavras-chaves e o registro de domínio
A escolha de um nome de domínio é um dos passos iniciais na hora de planejar um site ou blog. É digitando o seu domínio que as pessoas vão conhecer o seu projeto e saber o que você tem para oferecer.
Domínios que trazem um termo referente ao seu nicho de atuação indicam logo de cara o que o seu empreendimento pode fazer para o público.
Por isso, se possível, vale a pena tentar criar um domínio que contenha uma palavra-chave relevante para o seu negócio. Mas lembre-se: tem que ser algo natural, não adianta forçar um termo no seu domínio, isso mais atrapalha do que ajuda.
O objetivo é fazer com que alguém que viu o seu domínio o consiga associar mentalmente com o seu negócio, mas apenas se isso for possível e coerente.
Além de ser bom para criar relação com o assunto do blog, as palavras-chaves no domínio também criam associações e geram autoridade para o seu negócio.
As palavras-chaves e as técnicas de SEO
SEO, também conhecida como Search Engine Optimization, consiste em ações e práticas que permitem tornar um blog bem posicionado nas páginas de resultados de sites como o Google, o Bing e o Yahoo.
É óbvio que não são apenas de palavras-chaves que se vivem as técnicas de SEO. A utilização de links (externos e internos), bem como a otimização de fotos e vídeos inseridos nas postagens do seu blog também fazem parte do SEO.
No entanto, quando o assunto são as keywords, vale conhecer algumas maneiras de utilizá-las e também de encontrar as mais adequadas para o seu blog e conteúdo.
Conhecer os métodos de pesquisa
É importante estar por dentro do que o seu público digita quando ele vai efetuar uma pesquisa. Isso facilita você a adotar quais são as palavras-chaves mais relevantes para as suas postagens.
Relações e sinônimos
Quando for efetuar as postagens, utilize no texto variações e sinônimos das palavras-chaves, pois isso evita repetições e tornam a inserção das keywords um procedimento natural.
Seguindo ainda no exemplo da sapataria, termos como “calçados”, “tênis”, “sapatos” e outros podem ser utilizados no texto.
Plugins
O Wordpress é uma das plataformas mais conhecidas no segmento de blogs e sites, inclusive algumas empresas de web hosting oferecem em seus serviços a hospedagem Wordpress.
Esse tipo de hospedagem é pensado justamente para aqueles empreendedores que utilizam essa plataforma, pois traz alguns recursos importantes, tais como suporte técnico, espaço em disco e muitos outros recursos.
Um dos motivos que levam o Wordpress a ser o queridinho do público em geral é o seu arsenal de plugins. Os plugins são programas que adicionam alguns recursos capazes de conferir uma melhor performance para o seu site ou blog.
Sendo assim, há plugins para configurar comentários, há também alguns que auxiliam na questão da segurança do site e, é claro, há plugins que facilitam para você encontrar as palavras-chaves mais eficientes para o seu blog.
Alguns deles são gratuitos, outros não. Exemplos de alguns desses plugins são o Yoast SEO. Ele é o mais famoso e traz excelentes funcionalidades, além de ser atualizado constantemente.
Rivalizando com o Yoast SEO há o All in One SEO Pack. Esse plugin conta com uma versão grátis e outra gratuita. Nem preciso dizer que a versão paga dele é a que tem mais recursos e vantagens, não é mesmo?
Posicionamento das palavras-chaves
Elas podem estar em qualquer lugar da postagem, tais como título, subtítulos, links ou descrição das imagens. O importante é inserir as keywords sem parecer forçado e diante de repetições.
A ideia é sempre criar relação e coerência com as palavras-chave, as encaixando de forma mais natural possível nas postagens.
Conclusão
Depois de criar um site ou um blog, é necessário fazer com que o público chegue até ele. Para isso existem as técnicas de SEO e para as técnicas de SEO existem as palavras-chaves.
Portanto, além de saber quais são as melhores para o sucesso do seu blog, procure saber como utilizar as palavras-chaves da melhor maneira em seu blog.
MPF denuncia ex-deputado federal e outros 10 envolvidos em fraudes com recursos do Ministério do Turismo
Prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 6,7 milhões, em valores atualizados.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook