A vacina não salva apenas você, mas seu pet também, sabia?

Apesar de grande parte da população possuir pets, poucos sabem que existem outras vacinas além da antirrábica, que protegem tanto o animal, quanto o dono

Assessoria/Foto: iStock
Publicada em 23 de junho de 2021 às 12:07
A vacina não salva apenas você, mas seu pet também, sabia?

Apesar do tema vacinação estar na boca de todos os brasileiros, ela não salva apenas os humanos, mas seus animais de estimação também. Há uma série de vacinas que são específicas para que os animaizinhos estejam protegidos de doenças, e, em alguns casos, algumas podem até ser transmissíveis para seus donos.

A antirrábica, apesar de ser a mais popular, por proteger seu animalzinho de acabar contraindo o vírus da raiva, não é a única vacina que eles devem tomar, sejam cachorros ou gatos. Há outras vacinas que talvez você nem sabia que eles deveriam tomar, e que, além de serem obrigatórias, devem ser renovadas anualmente.

Vacinas para cachorros

Considerado o melhor amigo do homem, o cachorro precisa das vacinas durante toda a sua vida, que deve se iniciar a partir dos dois meses de vida, com a segunda dose até os três meses e a terceira – e última – aos quatro.

Depois destas primeiras três doses, o seu cachorrinho vai precisar das seguintes vacinas anualmente: V8, V10 e V12. Outras vacinas indicadas, além da antirrábica, são: Traqueobronquite infecciosa canina, que age contra a Tosse Canina, Giárdia e Leishmaniose, que podem ser transmissíveis, tanto direta, quanto indiretamente, para os humanos.

Fora isso, as vacinas também combatem doenças que podem levar ao óbito do seu bichinho de estimação, como: Cinomose canina, uma espécie de virose que age nos órgãos respiratórios e no sistema nervoso do animal, Parvovirose (Parvovírus) canino, que atinge diretamente o trato digestivo, Hepatite Infecciosa, que afeta o fígado, além de gerar febre e diarreia sanguinolenta, além da Coronavirose, ou gastroenterite infecciosa canina, cujos sintomas e consequências são bem parecidas com a Parvovirose

Ainda temos a Leptospirose, que ataca os rins e o fígado, além de ser altamente transmissível para humanos. E, por último, mas não menos importante, Parainfluenza, que é uma infecção que pode alcançar os pulmões causando pneumonias e broncopneumonias, que também podem matar seu animal.

Vacinas para gatos

Além de ração para gato, carinho, amor e atenção, os gatos também exigem alguns cuidados no que tange a vacinação. Da mesma forma que os cachorros, eles começam a se vacinar com dois meses de vida, com reforço aos três. Após isso, as doses são anuais, tendo as vacinas disponíveis V3, V4, V5 e antirrábica, semelhante aos cães.

A V3 protege de Panleucopenia Felina, cujos sintomas são vômito e diarreia e pode levar o(a) gatinho(a) a óbito, Calicivirose, que atinge o trato respiratório, o que resulta em uma pneumonia, e Rinotraqueíte, que acontece por contato direto e tem sintomas respiratórios e oculares que se assemelham a Calicivirose.

A V4 cobre todas as doenças que a V3 deixa o animal imune e também previne contra a Clamidiose, que atinge os olhos dos gatos e pode ser transmitida para os donos.

A V5 previne de todas as doenças que a V4 também protege, além da Leucemia Felina, que pode comprometer as defesas imunológicas, deixando ele vulnerável a doenças infecciosas, lesões na pele, cicatrização mais lenta, feridas, desnutrição e problemas reprodutivos.

Mas e se eu atrasar?

Não é o ideal, porém, caso seja o seu caso, o correto é levá-lo até um médico veterinário para que se possa seguir um protocolo específico para cada pet e conseguir deixar tudo em dia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook