Ação integrada 'Acampamento Verde' reforça medidas de combate às queimadas; atividades iniciam neste sábado, 24
Durante a ação do "Acampamento Verde", serão feitos testes de covid-19, glicemia, IST, além da distribuição de kits para saúde bucal e palestras de conscientização para a população
Dados apontam que a maior incidência de queimadas ocorrem em distritos localizados no eixo da BR-364 -(foto/Daiane Mendonça)
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), vai promover entre os dias 23 de julho e 1º de agosto, a ação integrada “Acampamento Verde”, uma iniciativa prevista no Plano Integrado de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais do Estado.
A proposta visa implementar uma ação integrada e articulada de órgãos e instituições que atuam no âmbito da gestão das políticas públicas de desenvolvimento socioambiental, intervenção e mobilização social e comunitária de prevenção e combate às queimadas, controle e fiscalização no município de Porto Velho, especialmente nos distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia.
A ação “Acampamento Verde” contempla um arco de atividades interinstitucionais focadas nos territórios de maior incidência das queimadas e outras demandas socioambientais, de modo que possa orientar a população sobre várias temáticas, principalmente, de conscientizar e sensibilizar sobre os males causados pelo dióxido de carbono (CO2), oriundo de queimadas. Além disso, orientar sobre alternativas sustentáveis e reaproveitamento de resíduos sólidos, visando diminuir gradativamente os números de focos de incêndios da região.
Integrantes do “Acampamento Verde” registram saída para distrito de Extrema
A coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Maricélia Cantanhêde, afirma que o objetivo principal desta ação é promover a redução contínua de focos de queimadas no município de Porto Velho, além de conscientizar e sensibilizar os moradores, sobre as consequências das queimadas e orientar sobre alternativas ao uso do fogo, por meio da produções mais sustentáveis.
TRILHA DAS QUEIMADAS
O cenário das queimadas ocorre em parte, no período do verão amazônico. No entanto, existem outros fatores que agravam essa realidade, aumentando a incidência de focos de queimadas nessa região. Um desses fatores recorrentes tem sido a prática permanente e habitual do processo de cuidado da terra pela população do campo, quando esta, utiliza as queimadas, como modelo agrícola de preparo da terra para a agricultura e pastagens.
Outro aspecto, que se soma a realidade está relacionada à prática de queima de lixo doméstico, folhas e limpeza inadequada de terrenos e lotes baldios nas áreas urbanas, contribuindo significativamente para o aumento dos focos de queimadas na região.
De acordo com dados da Coordenadoria de Geociências da Sedam, Porto Velho foi o município que apresentou maior número de queimadas no ano de 2020 em Rondônia, com 3.428 focos de calor, estando novamente no topo em 2021, o que demonstra a necessidade de estratégias inovadoras e políticas, capazes de minimizar esse cenário.
CONSEQUÊNCIAS
Os dados apontam também que na Capital, os territórios com maior incidência são os distritos localizados no eixo da BR-364, sendo por isso, prioridades nas ações de prevenção, combate e fiscalização.
A utilização desta prática, afeta diariamente a saúde da população, causando doenças respiratórias como a asma e rinite, principalmente em crianças e idosos, além de aumentar a poluição do ar, causando danos irreparáveis ao meio ambiente e a qualidade de vida da população. Além disso, essa prática provoca a retirada de recursos importantes, como o nitrogênio, o potássio e o fósforo, que são fundamentais para o desenvolvimento das plantas, trazendo muitos prejuízos tanto ao solo, quanto aos recursos naturais e a produção, encarecendo o custo de produção.
PROGRAMAÇÃO
As ações do “Acampamento Verde” terão início neste sábado (24) no distrito de Extrema, onde serão feitos testes de covid-19, glicemia, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além da distribuição de kits para saúde bucal e palestras de conscientização à população.
- Extrema: dias 24 e 25 de julho na Escola Municipal de Ensino Fundamental 13 de Maio, localizada à Rua Campo Grande, 582;
- Nova Califórnia: dias 27 e 28 de julho na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Jacira Feitosa, localizada à Rua Cafelândia, s/n;
- Vista Alegre do Abunã: dias 30 e 31 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Casaroto Abati, localizada à Rua Antônio Olímpio de Lima, 3228.
ÓRGÃOS PARCEIROS
A ação conta com a parceria da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Ministério Público Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Exército Brasileiro (EB), Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e a Prefeitura de Porto Velho, por meio de órgãos municipais.
Em Rondônia, MPF recomenda que Universidade Federal tenha regras claras nas seleções de mestrado e doutorado
Falta de transparência nos editais causa prejuízo à própria Universidade e a estudantes que se candidatam às vagas
Acampamento Verde inicia jornada de dez dias com ações integradas pelo Meio Ambiente
Representantes de órgãos públicos e entidades civis iniciam atendimento na região de Ponta do Abunã
Prefeitura executa troca de iluminação pública para gerar mais segurança e economia aos cofres públicos
Serviço atenderá mais de 50 bairros em cinco fases
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook