Ações de prevenção e controle da disseminação são executadas nos distritos do Baixo Madeira
Até o final das atividades, os profissionais da saúde vão percorrer nove localidades
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através dos Departamentos de Vigilância em Saúde (DVS) e de Atenção Básica (DAB), está percorrendo os distritos, comunidades e localidades ribeirinhas executando ações de controle ao coronavírus (Covid-19). As ações iniciaram na última terça-feira (12) e se estenderão até o final do cronograma pré-estabelecido.
As duas equipes da Semusa que se deslocaram para desenvolver as atividades percorrerão nove comunidades, por via terrestre e fluvial, são elas: São Carlos, Demarcação, Nazaré, Calama, Cujubim Grande, Aliança, Linha 28, Terra Santa e Vale do Jamari. Dentre as atividades realizadas estão educação em saúde e protocolos de atendimento à Covid-19.
As instruções sobre os protocolos de atendimento a pacientes com suspeição da Covid-19 foram reforçadas aos profissionais de saúde que atuam nestas comunidades. Além disso, receberam capacitação técnica em coleta de material de naso e orofaringe para diagnóstico laboratorial de detecção do coronavírus (SARS COV2).
De acordo com a diretora do DAB, Maria Zilma, “a capacitação dos servidores foi realizada de acordo com as normas de biossegurança preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS). Como distanciamento social, local aberto e arejado, além da utilização de máscaras”.
No distrito de Nazaré, onde há um caso de Covid-19 confirmado, as equipes da Vigilância em Saúde intensificaram o compromisso de orientação nos domicílios. “O individuo infectado desta comunidade encontra-se em tratamento em Porto Velho, mesmo assim se faz necessário a visita à localidade para orientações sobre as medidas de prevenção para que a Covid-19 não seja disseminada entre os moradores”, explica a Regia Martina diretora do DVS.
Entre os distritos e comunidades do Baixo Madeira, apenas Nazaré tem caso de coronavírus confirmado. Os outros distritos de Porto Velho com pacientes infectados são Extrema 13 casos, União Bandeirantes 2 e Vista Alegre do Abunã 1.
Doações de livros à Biblioteca Francisco Meirelles somente na volta do atendimento
Caixas e embalagens contendo livros são deixados na calçada e na escada do prédio, mas os servidores estão trabalhando de casa para evitar contaminação
Semi promove reformas e melhorias no Parque Natural e praça do Parque Ceará
Também serão instalados novos bebedouros e catracas
Parte do Brasil parece um tambor: quando bate faz muito barulho, mas é absolutamente vazio por dentro
O que determinados setores da sociedade andam fazendo nestes tempos de guerra, é mesmo, de se abismar
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook