Alerta para a saúde mental deve ser o ano todo
Janeiro evidenciou a campanha que também cuida dos profissionais que atuam na saúde
Município dispõe ao servidor, caso necessite, apoio com tratamento específico
A campanha Janeiro Branco, com o tema "A Vida Pede Equilíbrio", foi encerrada em Porto Velho na terça-feira (31). Durante todo o mês, ações foram desenvolvidas para conscientizar e levar informações aos munícipes sobre os locais de atendimento gratuito oferecido pela Prefeitura.
Fechando as atividades, foi a vez de focar nos profissionais que se dedicam, trabalham ouvindo, cuidando, tratando de seus pacientes. Uma missão árdua, em que a empatia é o sentimento que se destaca nesses profissionais.
Os profissionais da saúde também correm o risco de adoecerem, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem um setor específico com o foco na saúde do cuidador, ou seja, do profissional de saúde que atua na secretaria.
Valdir Alves, enfermeiro e especialista em Enfermagem do Trabalho, é coordenador de Planejamento da Saúde do Trabalhador da Semusa. Ele conta que o setor fica atento às condições dos servidores da saúde, a fim de reduzir acidentes de trabalho. Como o transtorno mental se enquadra em acidente de trabalho, a proposta é cuidar para que esse profissional tenha sua mente saudável, tenha equilíbrio, mais ânimo, bem-estar.
Em parceria com a Semusa, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) dispõe ao servidor, caso necessite, todo apoio com tratamento mais específico.
“O verdadeiro cuidador é aquele que não negligencia suas próprias necessidades e é capaz de olhar para si mesmo e suas demandas e, quando necessário, pedir auxílio profissional quando necessitar. Romper pensamentos equivocados de que não pode adoecer e entender que precisa se cuidar, pois não está imune. Precisa cuidar de sua saúde mental. Mas creio que a dica mais importante é trabalhar na perspectiva da prevenção. Se permitir vivenciar momentos de lazer, fazer aquilo que gosta, porque distrair faz bem", explica a psicóloga Priscila Umbeline, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
A profissional ainda acrescenta que, estar com as pessoas que amamos, desenvolver atividades físicas e levar uma vida em equilíbrio emocional, familiar, espiritual, no trabalho, no lazer, e com amigos, é de suma importância.
"Enfim, estar atento às suas próprias necessidades e aos sinais de alerta em relação a quando precisar fazer mudanças quanto à rotina e/ou hábitos que não favorecem sua saúde, como por exemplo, excesso de trabalho, não conseguir colocar limites, assumir responsabilidades que não competem a si para agradar o outro".
SOBRE A CAMPANHA
A campanha Janeiro Branco faz parte de uma mobilização de conscientização, cuidados com as emoções e sentimentos, diagnósticos e tratamentos. É o mês que nos remete a saber que precisamos rever valores, sermos mais leves no nosso lidar com as pessoas, compreender mais, amar mais, perdoar mais, afinal, a vida pede equilíbrio.
Boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia
Informamos que nas últimas 24 horas foi registrado 1 (um) óbito por covid-19 no Estado de Rondônia
MPF alerta sobre decisão do TCU que restringe uso de precatórios do antigo Fundef para pagamento de professores
TCU decidiu que essa destinação só é permitida nos casos em que o pagamento do precatório tiver ocorrido após a promulgação da Emenda Constitucional nº 114/2021
Ministério Público Federal defende no STJ recebimento de denúncia contra desembargador acusado de corrupção
Alexandre Victor de Carvalho, do TJMG, teria atuado em troca de nomeação de parentes para funções públicas em casas legislativas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook