Alunos de Direito da UNIR participarão de competição mundial de arbitragem internacional na Áustria
A competição acontece desde 1994 e atualmente reúne mais de 300 universidades e cerca de 3 mil estudantes do mundo todo, tornando o Vis Moot uma das maiores e mais cosmopolitas competições universitárias.
Uma equipe composta por sete alunos e dois docentes do curso de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) se prepara para ir à Áustria para participar de uma competição mundial de arbitragem internacional, o 26º Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, ou Vis Moot, que acontece em Viena, no mês de abril.
O Vis Moot é uma competição estudantil internacional voltada para o estudo e a prática advocatícia nas áreas de Arbitragem Internacional, Direito Internacional Privado, Direito Comercial e Direito Contratual. A competição acontece desde 1994 e atualmente reúne mais de 300 universidades e cerca de 3 mil estudantes do mundo todo, tornando o Vis Moot uma das maiores e mais cosmopolitas competições universitárias.
Para os alunos, a competição proporciona uma bagagem educacional em áreas pouco exploradas pelos cursos tradicionais de Direito, abordando conceitos de arbitragem, direito internacional privado e práticas de sustentação oral de argumentos.
A estudante Walelasoetxeige Paiter Bandeira Suruí, do 8º período de Direito e uma das integrantes da equipe, acredita que participar de um evento desse nível é uma oportunidade única para os estudantes, além de levar o nome da Universidade Federal de Rondônia para uma competição mundial.
Para a acadêmica Laís Cristina Von Dollmger Machado, também do 8º período de Direito, a competição “coloca a Universidade em pé de igualdade com as maiores e melhores Universidades do mundo. É capaz de estimular o conhecimento sobre Direito Internacional Privado na região e, ainda, uma oportunidade de criar uma rede de contatos que se estende por todo o mundo”.
Custos da viagem
Na reunião ocorrida na semana passada com duas integrantes da equipe, o reitor Ari Miguel Teixeira Ott parabenizou toda a equipe pela classificação no evento e disse que a UNIR irá auxiliá-los no que for possível. A equipe já conta com total apoio da Universidade, incluindo questões acadêmicas e financeiras, porém os recursos que a instituição dispõe para auxiliar os alunos com o custeio da viagem são inferiores aos gastos totais estimados pelos participantes.
Laís Cristina Von Dollmger Machado explica que o orçamento de passagens para cada um dos alunos fica em torno de 5 mil reais (ida e volta), sem contar alimentação e hospedagem. Por esse motivo, os acadêmicos estão buscando apoio para arcar com os custos da viagem. Eles estão promovendo ações para arrecadação de recursos, como a venda de rifas e aceitam patrocínio de pessoa física ou jurídica.
Quem tiver interesse em ajudar o grupo pode entrar em contato por meio do e-mail [email protected] ou pelo perfil da equipe no Instagram (@vismoot_unir).
Como ocorre a competição
As competições consistem basicamente em uma simulação de um litígio fictício, em que os participantes fazem o papel dos advogados das partes, tendo que preparar peças escritas e sustentações orais.
A tarefa dos “advogados” é dividida em duas etapas principais: a fase de escrita dos memorandos para ambos os clientes, devendo ser submetidos à organização dentro do prazo delimitado, e, após a seleção, a fase das sustentações orais, ou oral rounds.
Os componentes da equipe
Estudantes:
Jamyle Terceiro Jardim – 8º período, UNIR
Jaques Douglas Ferreira Barbosa Junior – 9º período, UNIR
Juan Irineu Silva Belline Kasprovick – 9º período, UNIR
Julia Bordalo de Araujo Reis – 6º período, UNIR
Laís Cristina Von Dollmger Machado – 8º período, UNIR
Stéffe Daiana Leão Peres – 9º período, UNIR
Walelasoetxeige Paiter Bandeira Suruí – 8º período, UNIR
Coordenação:
Prof. Ms. Diego de Paiva Vasconcelos (Geral)
Profa. Dra. Aparecida Luiza Alzira Zuin (Vice)
Mais informações:
https://vismoot.pace.edu/
www.instagram.com/vismoot_unir/
Juizado Especial de Pimenta Bueno condena aluno a 10 meses de prisão por não respeitar docente dentro de sala de aula
Segundo a sentença judicial, “o artigo 59, do CP (Código Penal), determina que a pena deve ser a necessária e suficiente para a reprovação e a prevenção contra o crime”, como foi feita no caso.
TJRO recebe Selo de Prata no Justiça em Números do CNJ
O Poder Judiciário de Rondônia conseguiu atingir todas as metas estabelecidas no que diz respeito ao cumprimento da resolução 76 do CNJ – estabelecendo os indicadores, fixação de prazos e determinação de penalidades.
Prefeitura apoia grupo em ação humanitária no Parque Natural
Evento organizado por universitária reuniu parentes, amigos e arrecadou alimentos não perecíveis para entidade filantrópica.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook