Ano letivo das unidades SESI e SENAI de Rondônia inicia nesta quinta-feira
Os docentes recepcionarão os alunos e haverá uma aula inaugural com a participação do gerente de cada unidade SESI-SENAI, que darão boas vindas e orientações para os procedimentos que todos devem seguir neste retorno presencial às salas de aula
Seguindo todos os protocolos de segurança e sempre atentos aos decretos governamentais, com todos cuidados como uso de máscara, ambientes sanitizados, disponibilidade de álcool em gel e sinalização específica para garantir o distanciamento social, as unidades SESI com o ensino básico e SENAI com os cursos profissionais em suas várias modalidades, em Rondônia, iniciam o ano letivo de 2022, nesta quinta-feira, 27.
Os docentes recepcionarão os alunos e haverá uma aula inaugural com a participação do gerente de cada unidade SESI-SENAI, que darão boas vindas e orientações para os procedimentos que todos devem seguir neste retorno presencial às salas de aula.
De acordo com o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, várias reuniões foram realizadas com as unidades operacionais com o objetivo de alinhar as ações alusivas aos protocolos e conscientizar quanto às medidas fitossanitárias.
Coelho explica que existe ainda a reflexibilidade quanto às aulas remotas e híbridas. “O retorno integral dos alunos está permitido, no entanto, caso alguns pais se sintam temerosos de liberar os filhos para voltarem à escola, SESI e SENAI estão preparados e os alunos terão a opção de assistirem as aulas online, sem nenhum prejuízo ao aprendizado”, garante.
SESI-SENAI contam com quatro unidades integradas com ensino básico e a educação profissional, em Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena. Já as unidades exclusivamente do SENAI, temos o Cetem, localizado no Distrito Industrial de Porto Velho, e ainda nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru e Rolim de Moura. Independentemente se o curso é presencial ou EAD, também terão a aula inaugural dia 27.
Para o superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, as expectativas para o ano letivo de 2022 são as melhores possíveis. “Criamos condições para a manutenção da prestação dos serviços, entendendo a dificuldade causada pela pandemia. Mantivemos nossas aulas e cumprimos o calendário escolar em 2020 e 2021 e nesta quinta-feira, 27, iniciamos o calendário escolar 2022 com todo cuidado” reafirmou.
Conforme Diógenes Pierre, gerente da unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno, “a pandemia, que ainda não acabou, fez com que, nós, profissionais da Rede SESI, nos preparámos para atender variados públicos. Seja ele, presencial, remoto ou híbrido. Estamos aguardando ansiosos a chegada de nossos alunos, com a escola preparada para atendê-los com todo o cuidado necessário, visando manter um distanciamento seguro e acolhedor”, disse.
Ainda conforme Pierre, “nossos professores estão, desde semana passada, recebendo treinamento, para poder iniciar as aulas amanhã, 27 de janeiro. “Tudo vem sendo pensado com muito cuidado e carinho, pois sabemos da importância desse acolhimento. A nossa equipe é muito unida e eficiente e todos nós sabemos da importância em se manter a qualidade no ensino e aprendizagem. No que depender de nós, 2022 será um ano surpreendente”, pontua.
Em Ariquemes, a gerente da unidade SENAI, Ângela Candelório Bim comentou que “tivemos de nos adaptar com muita rapidez ao ensino online no início da pandemia, e agora temos de nos preparar para o ensino do futuro, pois 2022 será o ano do ensino híbrido”, declarou.
De acordo com o prognóstico de Ângela, o ensino jamais voltará ao modelo que existia antes da covid-19. “E com isso em mente, é preciso readaptar o modelo presencial e traçar estratégias para estar antenado ao que há de mais avançado no ensino online, e é com este pensamento que Equipe Pedagógica e instrutores temos trabalhado nos últimos dias nos preparando para receber nossos alunos, não só com todos os cuidados possíveis em relação às medidas de segurança, mas utilizando métodos e metodologias que os encantem o aluno neste novo universo do mundo profissional”, finalizou.
Covid-19: ministra Rosa Weber pede manifestação do governo sobre indicação de remédios sem comprovação
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Hélio Angotti, têm prazo de cinco dias para prestar informações
Vice-presidente do STF suspende bloqueio de verbas do Estado de Rondônia
A ministra Rosa Weber concedeu liminar com base no entendimento que veda a penhora de verba pública para pagamento de créditos trabalhistas de terceiros
Ação sobre posse de imóvel arrematado em processo trabalhista tem prescrição cível
Apesar da penhora, a ação sobre o imóvel não envolve direito trabalhista
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook