Anvisa alerta sobre aumento do número de casos de falsificação de medicamentos
As adulterações detectadas recentemente modificam, principalmente, medicamentos de indicações terapêuticas críticas, como oncológicos, antivirais destinados ao tratamento da hepatite C e outros para terapia de complicações do transplante de medula óssea
O aumento do número casos de falsificação de medicamentos tem gerado preocupação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o órgão, em 2018, foram identificados três casos, no ano pássaro mais quatro e em 2020, até o momento, já foram identificadas três falsificações de medicamentos. A maioria desses registros envolve medicamentos de alto custo.
As adulterações detectadas recentemente modificam, principalmente, medicamentos de indicações terapêuticas críticas, como oncológicos, antivirais destinados ao tratamento da hepatite C e outros para terapia de complicações do transplante de medula óssea.
Apesar de as investigações ainda estarem em curso, a Anvisa destaca que um fato comum é a importação em nome de pacientes, oferecida por companhias que se identificam como “assessorias” de importação e acabam por distribuir os medicamentos diretamente a hospitais ou planos de saúde.
A Anvisa informa que os instrumentos de Licença Sanitária, Autorização de Funcionamento, Registro Sanitário e Certificação de Boas Práticas de Fabricação são exigidos das empresas legalmente autorizadas no Brasil. Assim, quando o paciente optar por importar diretamente um medicamento, deixa de contar com todos esses esforços, e passar a ser o responsável pela garantia da autenticidade e da qualidade desse medicamento.
Semusb realiza mutirões em vários pontos da cidade
A avenida Jorge Teixeira também está ganhando atenção especial com o serviço de varrição
Empreendedores recebem ajuda de crédito do Banco do Povo
Crédito liberado colabora para manter pequenas empresas ativas e dá fôlego financeiro à Economia local
Prefeitura decreta ponto facultativo
As atividades essenciais, especialmente as que oferecem serviços de saúde, terão expediente normal visando manter o atendimento a população
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook