Após intervenção de CDP advogado garante nulidade de depoimento do cliente
“A anulação do depoimento é mais uma vitória para advocacia rondoniense, pois respeita a prerrogativa garantida pelo estatuto da advocacia”, enfatizou Assis
Em dezembro de 2019 o advogado Gustavo Menacho solicitou apoio junto a Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP), quando fora impedido de acompanhar seu cliente durante depoimento na Delegacia Especializada em Crimes contra o Patrimônio (DERF), em Porto Velho.
Na ocasião foi constada a violação a prerrogativa do advogado de manter contato de forma reservada e acompanhar seu cliente durante oitiva policial, fato que motivou a OAB Rondônia a ingressar em juízo pedindo a nulidade do depoimento realizado de forma irregular.
Por entender que o réu possuía advogado constituído e ainda assim foi ouvido sem a presença do mesmo o Juiz da 3ª Vara Criminal do Poder Judiciário de Rondônia, decidiu pela nulidade do segundo interrogatório na fase policial, tendo em vista a autoridade policial não ter facultado a presença do advogado.
Elton Assis, presidente da OAB Rondônia ressalta que conforme previsto em lei ( Lei 13.245/2016) a proibição ao advogado em acompanhar o interrogatório torna a investigação nula, ficando assim expressa a prerrogativa do advogado de acompanhar as fases preliminares da investigação.
“A anulação do depoimento é mais uma vitória para advocacia rondoniense, pois respeita a prerrogativa garantida pelo estatuto da advocacia”, enfatizou Assis.
O presidente da CDP, Márcio Nogueira explica que só em 2019 foram mais de três mil acionamentos via Prerrogafone, número este que resultou em acionamentos, processos recebidos, autuações quanto a prerrogativas violadas, novos processos para julgamentos, dentre outras ações.
“A manutenção da prerrogativa da advocacia beneficia o cidadão, pois este, mantem seus direitos garantidos”, pontuo Márcio.
A CDP possui uma equipe de advogados à disposição para atender a classe caso sintam que suas prerrogativas tenham sido violadas. A equipe é dividida em plantões, onde os membros da Comissão atuam para que todos os direitos dos advogados(as) em suas funções sejam respeitados.
O profissional pode acionar a qualquer momento a CDP pelo Prerrogafone (69) 98419-4540.
Confira decisão AQUI
Procurador-Geral de Justiça realiza reuniões de trabalho em Promotorias de Justiça do interior
Nas reuniões, foram tratados temas relacionados ao andamento do processo de reorganização administrativa do Ministério Público do Estado de Rondônia
Samu dará apoio na visita do presidente em exercício nesta terça, em Porto Velho
Foi solicitado que o Samu participasse com a disponibilização de uma equipe de suporte avançado
Startup do norte auxilia passageiros que tiveram problemas com empresas aéreas
A Atrasovoo facilita o pagamento de indenizações para quem enfrentou longos atrasos em voos, cancelamentos, overbooking e extravios de bagagens
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook