Associativismo e cooperativismo são temas de seminário promovido pela Emater para produtores rural

O empreendedorismo rural é tema central de um seminário sobre associativismo e cooperativismo dirigido a produtores da agricultura familiar de Ji-Paraná

Paulo Sérgio Fotos: Paulo Sérgio Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 19 de novembro de 2020 às 11:10
Associativismo e cooperativismo são temas de seminário promovido pela Emater para produtores rural

Agricultores familiares são estimulados a participar do seminário da Emater-RO

O empreendedorismo rural é tema central de um seminário sobre associativismo e cooperativismo dirigido a produtores da agricultura familiar do município de Ji-Paraná. O evento está marcado para acontecer na manhã da próxima  terça-feira (24) no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri).

O seminário será conduzido por extensionistas rurais da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) local. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, junto aos extensionistas que assistem aos produtores, até o dia anterior à abertura dos trabalhos. Podem participar os agricultores que se interessam pela criação de novas organizações e os dirigentes das entidades já constituídas.

“Nosso objetivo é orientar os participantes sobre a importância da formação de grupos de pessoas com interesses comuns, bem como reforçar os benefícios dessas organizações quando elas estão devidamente legalizadas juridicamente”, antecipa o chefe do escritório da Emater em Ji-Paraná, Gabriel Cordeiro.

O melhoramento genético é um instrumento eficaz no aumento da produtividade do gado leiteiro

Legalizadas, as associações e as cooperativas se tornam ferramentas para alavancar o crescimento do setor produtivo em vários aspectos. “A captação de recursos é uma delas”, destaca Gabriel Cordeiro, detalhando que as facilidades são maiores na aquisição de linhas de crédito e formação de convênios com órgãos públicos para aquisição de equipamentos e insumos, dentre outros benefícios.

O associativismo proporciona que o homem do campo cresça e passe a compreender melhor as técnicas agrícolas e administrativas, além de participar e contribuir no processo de comercialização.

O cooperativismo é um caminho onde é possível unir desenvolvimento socioeconômico, produtividade e sustentabilidade individual e coletiva. A cooperativa é uma organização onde todos são donos do próprio negócio.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Nota de Repúdio

Nota de Repúdio

E essa má gestão do Tribunal de Justiça, traduzida desta forma, só traz prejuízo ao cidadão que precisa do Poder Judiciário