Ato Cívico e Religioso marca celebração dos 30 anos do Sinjur
Nesta data especial, ato cívico e religioso, com a presença de um ministro da palavra da Igreja Católica e de um pastor da Igreja Batista, marcam a celebração, que tem início às 19h e é aberta a todos os filiados.
Nesta segunda-feira, 13 de maio de 2019, fazem 30 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário no Estado de Rondônia – Sinjur. Nesta data especial, ato cívico e religioso, com a presença de um ministro da palavra da Igreja Católica e de um pastor da Igreja Batista, marcam a celebração, que tem início às 19h e é aberta a todos os filiados. Já confirmaram presença convidados da imprensa, ex-presidentes, representantes e delegados sindicais, entre outros servidores que ocupam ou ocuparam cargos na direção sindical nesses 30 anos.
O evento é apenas o começo das comemorações, que terá ainda atividades nas áreas esportiva, social, cultural e de comunicação, além do toque especial no Consinjur-30 anos, que será realizado em Cacoal e na Festa do Servidor 2019.
Nossa história
Em 22 de dezembro de 1981, com a promulgação da Lei de nº 41, foi criado o Estado de Rondônia e, também, o Poder Judiciário de Rondônia, instalado em 4 de janeiro do ano seguinte.
Eram 13 dias do mês de maio de 1989. Em Porto Velho, dezenas de trabalhadores participaram da Assembleia Geral de fundação do Sinjur.
Primeiras gestões
Na mesma data da fundação, foi eleito o primeiro presidente do Sindicato, o Sr. Carlos Cézar Ribeiro de Araújo, para biênio 1989-1991, sendo reeleito para os dois anos seguintes (1992-1993).
No ano seguinte foi eleita chapa presidida por Anísio Grécia, para biênio 1994-1995. Em 1996, Carlos Cézar Ribeiro de Araújo volta à direção do Sindicato, sendo eleito para o terceiro mandato como presidente do Sinjur. Em 1998 são realizadas novas eleições e, desta vez, é eleito, para o biênio 1999-2000, a Diretoria liderada pelo Sr. Antoninho Santana de Lima. Com forte atuação social, a gestão conquistou o respaldo da categoria para mais dois anos à frente da entidade sindical.
O Sr. Mauro Roberto da Silva assume a gestão para o período 2003-2005, como presidente. Mauro é aprovado no concurso público para auditor fiscal e deixa a Diretoria e o Poder Judiciário do Estado de Rondônia. O vice-presidente, Israel Borges assume a direção da entidade e dá continuidade ao trabalho iniciado.
O resultado é a eleição do Sr. Israel Borges para o mandato de presidente do Sindicato dos Trabalhadores, de 2006 a 2008. No novo mandado novos desafios e a solidificação da luta dos trabalhadores. Israel Borges concluiu esse mandato em 2011.
O Sr. Francisco de Assis Roque é eleito presidente e assume a direção sindical em 2012, com mandato até 2014. O grupo de Roque consegue a novo mandato, que finda em 2017, com a eleição de Gislaine Magalhães Caldeira, para a gestão sindical de 2018 até 2020.
Reforma da Previdência reduz valor de pensão por morte e aposentadoria por invalidez
A maquiadora Michelle Peres Gomes, 33 anos, moradora de Valparaíso de Goiás (GO), tem direito a pensão pela morte do marido, causada pela infecção por hantavírus em 2017.
Sintero discute estratégias contra a privatização da Educação no Seminário sobre Mercantilização do Ensino Básico e Superior
Durante dois dias de atividades várias Entidades se reuniram para discutir e socializar informações acerca da educação nos Estados, dando ênfase a militarização de escolas e a Reforma da Previdência.
Decreto que altera regras sobre armas e munições é objeto de novo questionamento no STF
O PSOL, autor da ADI, aponta violação aos princípios da reserva de lei e da separação dos poderes, pois a regulamentação teria ocorrido de forma contrária ao que estabelece o Estatuto do Desarmamento.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook