Audiência no TJRO detalha editais que envolvem contratação de energia solar

Aquisição e instalação de placas solares nas unidades do Judiciário atendem critérios de sustentabilidade e economicidade

Assessoria de comunicação Institucional
Publicada em 25 de abril de 2022 às 15:30
Audiência no TJRO detalha editais que envolvem contratação de energia solar

Uma cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, que foi transmitida pelo canal do TJ Rondônia, nesta sexta-feira, 22, trouxe esclarecimentos técnicos sobre dois editais a serem lançados em breve para a aquisição e instalação de placas solares nas unidades do Judiciário.

A apresentação técnica foi conduzida pelo engenheiro eletricista Edvan Honorato Cândido, do Departamento de Engenharia e Arquitetura, que especificou e detalhou o que deve ser exigido dos interessados em participar do processo licitatório. Com um consumo médio de 550 kw/mês, o TJRO estima, com a implantação do projeto, uma economia de 283 mil reais por mês no custo com energia e mais de 3,4 milhões por ano. O valor do investimento está estimado em 29 milhões de reais com tempo de retorno desse investimento em um período médio de 5 a 6 anos.

Ao acompanhar presencialmente a audiência, o empresário Ricardo Júnior elogiou a iniciativa do TJRO de promover, antes mesmo da publicação do edital, os esclarecimentos técnicos sobre o projeto. “Se todos os órgãos fizessem dessa forma, sabemos que haveriam menos problemas na contratação de energia solar, porque é um projeto novo que tem muitas particularidades e que têm de ser muito bem conversadas com a parte de engenharia e de contratação. Ficamos muito satisfeitos”, concluiu. 

O secretário-geral do TJRO, juiz Rinaldo Forti, ao abrir o evento, ressaltou que a medida atende à necessidade de autonomia energética, com economia e também com menor impacto ao meio ambiente. “Nosso Tribunal tem um compromisso com a sustentabilidade e a aquisição dessa solução é a prova da importância que damos para essa questão”, pontuou. Também participaram da audiência o juiz auxiliar da Presidência Guilherme Baldan, e a secretária administrativa Elaine Bettanin.

Sustentabilidade

A adequação de planos, programas, projetos e processos do TJRO às unidades administrativas do TJRO atende à Resolução 143, de 2021, que instituiu a Política de Sustentabilidade no Judiciário rondoniense.  O documento reafirma o compromisso de atuar de forma socialmente justa, ambientalmente responsável e economicamente viável, pautado na transparência e na boa governança. 

Clique aqui para assistir à apresentação do projeto 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook