Auditoria e Controle é tema de Seminário no TJRO

“Este evento foi idealizado com o propósito de proporcionar canais de cooperação e a integração com outras unidades de controle interno dos demais órgãos do Estado de Rondônia.

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 03 de dezembro de 2018 às 09:01

Em busca por eficiência e efetividade o Tribunal de Justiça de Rondônia organizou na sexta-feira, dia 30 de novembro, o I Seminário de auditoria e controle interno, que contou com a participação de servidores do TJRO e de representantes de outros órgãos governamentais.

“Este evento foi idealizado com o propósito de proporcionar canais de cooperação e a integração com outras unidades de controle interno dos demais órgãos do Estado de Rondônia, de forma a concorrer para o aprimoramento e fortalecimento do papel de auditoria e controle, mecanismos indispensáveis para uma boa governança em qualquer gestão” esclareceu o secretário da Seaic Antônio Andrade em seu pronunciamento de abertura.

Ele acrescentou que profundas mudanças, na maioria capitaneadas pelo Tribunal de Contas da União, vem ocorrendo no país com relação as unidades de auditoria e controle interno no seio da administração pública e os ventos dessas mudanças estão presentes em Rondônia, conforme os participantes puderam conferir durante a programação do seminário.

Valdivino Crispim de Souza, vice-presidente do Tribunal de Contas Estado, que como órgão de controle, participa do processo de gestão dos demais órgãos, orientando as administrações, parabenizou a iniciativa do Tribunal.

“Nesses 30 anos de tribunal eu tive a oportunidade de observar os controles internos das instituições e a importância que têm na disseminação de conceitos, de conhecimentos, de boas práticas, por isso louvo o Tribunal de Justiça pela eleição temática que é essa avaliação de controle”, elogiou o conselheiro.

O presidente do TJRO, desembargador Walter Waltenberg, destacou o papel do controle interno, fundamental para garantir a confiabilidade da gestão. “São as pessoas que nos ajudam a manter a área de intocabilidade do Judiciário quando se trata da improbidade administrativa”, ressaltou. O presidente defendeu ainda que o TJRO busca com afinco o aprimoramento constante para atingir a finalidade do Judiciário, que é a distribuição de Justiça.

Ao longo do Seminário, temas como Compliance Público; Controle interno voltado para efetividade; Coso (gerencia de controle internos), Três linhas de defesa do controle interno; Implementação da gestão de risco com foco na melhoria da governança pública; Avaliação dos controles externos e Nova identidade do Controle interno do TJRO. As comunicações foram feitas por palestrantes diretamente ligados aos setores de auditorias de diversos órgãos públicos.

Clique aqui para ver a transmissão do Seminário no canal TJRO Notícias no youtube

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook